Google torna mais fácil saber se celular Android vem com Play Store

(Foto: Divulgação) 
Google torna mais fácil saber se celular Android vem com Play Store 

O Google anunciou um novo selo que facilita a identificação de celulares com acesso à Play Store e aos aplicativos da empresa. Batizada de "Certified Android Devices" (Dispositivos Android Certificados, em tradução livre), a nova marca trará o símbolo do Google Play Protect na caixa dos aparelhos. A novidade deve ser útil para brasileiros que compram celulares importados da China e de outros países.

Para que um celular Android tenha acesso à Play Store atualmente, o Google aplica uma bateria de testes de compatibilidade para garantir estabilidade e segurança aos dispositivos. Inicialmente, o novo programa não impõe nenhum exame adicional às fabricantes, mas torna mais fácil para o consumidor a identificação dos aparelhos aprovados.
Embora no Brasil seja bastante comum que celulares já venham com os aplicativos do Google instalados, há diversas fabricantes estrangeiras que usam serviços e lojas próprias em seus aparelhos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a linha de tablets Fire, da Amazon, possui a Amazon Appstore no lugar do Google Play. O mesmo ocorre com algumas fabricantes chinesas, que desenvolvem sua própria vertente do Android de forma independente.

Por aqui, a adoção do selo do Play Protect deve beneficiar principalmente os consumidores que importam de aparelhos para fugir dos altos preços locais. Basta conferir se o modelo possui a certificação do Google para evitar experiências desagradáveis como ficar preso a uma loja exclusivamente chinesa ou com aplicativos desatualizados e de baixa qualidade.

Além das informações referentes à certificação de dispositivos, o Google também publicou uma lista de fabricantes parceiras ao redor do mundo. Nela, é possível conferir quais marcas possuem aparelhos com os Google Apps e também acessar os sites de cada uma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip