Os 20 programas mais instalados nos PCs do mundo

(Foto: Pexels)

A Avast, empresa por trás do antivírus de mesmo nome e outros softwares de segurança para PC, divulgou nesta semana um relatório global de tendências com dados coletados de 155 milhões de usuários em todo o mundo.

Além de detalhes sobre o hardware dessas máquinas, o estudo também revelou algumas curiosidades sobre o software dos PCs ativos ao redor do planeta. Isso inclui um ranking com os 20 programas mais instalados pelos usuários.


Algumas das posições do ranking não são surpresa. O Chrome, que aparece em primeiro lugar, é reconhecido em outras pesquisas como o navegador mais popular do mundo, e, portanto, a principal porta de entrada para a internet através do computador.

Segundo a Avast, o crescimento do Chrome foi drástico nos últimos anos. Em 2015, ele estava instalado em apenas 25% das máquinas analisadas pela empresa. Em 2017, chegou a 60%. No top 10 só existe um outro browser, que é o Firefox. Em média, cada usuário tem 51 programas instalados no computador.

Por outro lado, o estudo da Avast também informa que 48% dos programas estão desatualizados. O programa que mais possui versões atrasadas nos PCs dos usuários é o Java, uma aplicação que serve para sustentar páginas da web e outros softwares que usam essa linguagem de programação.

Segundo a Avast, 17% dos PCs com Java instalado ainda estão nas versões 6 e 7, sendo que a compilação mais recente é o Java 8. Outros programas desatualizados incluem o Adobe Air, o Shockwave, o VLC e o iTunes.

Por fim, o relatório da Avast revela ainda qual é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Com 45% do bolo, o Windows 7 é o software que lidera o ranking, seguido pelo Windows 10 (35%) e pelo Windows 8.1 (10,7%). Aparecem por perto ainda o Windows XP (4,6%), o Windows 8 (2,1%) e o Windows Vista (2%).

O estudo foi feito com 155 milhões de usuários que possuem ao menos um programa da Avast instalado. Os dados foram coletados de forma anônima - isto é, sem identificar cada usuário, mas por meio de amostras genéricas - durante o terceiro trimestre de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip