Sincronizar senhas: como funciona o Google Smart Lock

Você já deve ter reparado que o Google te pergunta, com frequência, se você deseja salvar a senha para determinado site. E, quando você vai logar de novo, mesmo que em outro dispositivo, seus dados de login já estão salvos. É tudo culpa do Smart Lock.

A ferramenta da Google funciona com o intuito de facilitar o login em sites e aplicativos em diversos dispositivos, tudo com segurança. Na verdade, o que o Smart Lock faz nada mais é do que sincronizar, com a autorização do usuário, suas senhas com sua conta Google. Isso funciona tanto no Chrome quanto no Android.

Assim, toda vez que você estiver logado em sua conta Google, independente do dispositivo, todas as suas senhas salvas com o Smart Lock estarão também disponíveis nesse aparelho.
Como gerenciar as senhas

Assim como esquecemos nossas senhas e o Smart Lock nos ajuda, podemos esquecer também de quais senhas estão salvas pela ferramenta. Mas é possível gerenciá-las, tanto pelo Chrome quanto pelo Android.

A maneira mais fácil de fazer isso é acessando o link passwords.google.com, mas também dá para gerenciar através das configurações. No computador, é só acessar o Chrome, clicar nos três pontinhos no canto direito superior e ir em Configurações. Lá, é só clicar em Avançado, depois em Gerenciar Senhas, dentro de Senhas e formulários.

É possível gerenciar todas as senhas salvas pelo Google Smart Lock. / © Screenshot/AndroidPIT


Nessa aba, é possível gerenciar todas as senhas salvas pelo Smart Lock, assim como visualizá-las (ótimo para se lembrar de alguma senha). Também é nesse campo que dá para ativar ou desativar a ferramenta Smart Lock para sites ou aplicativos específicos, assim como remover senhas salvas.


Dá para configurar o Smart Lock também via Android. / © Screenshot/AndroidPIT

No Android, também é possível ativar ou desativar o Smart Lock (imagem acima), além de escolher se o login de senhas salvas será automático ou não. Para isso, é preciso localizar as Configurações Google. Em alguns dispositivos, existe um aplicativo separado chamado Config. Google; em outros, é preciso ir nas Configurações e clicar em Google. Depois, é só acessar Smart Lock para senhas, e o gerenciamento será possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip