Google anuncia Chat, novo recurso para o Android Messages que vai substituir o SMS

A empresa afirma que já está trabalhando com várias operadoras para garantir compatibilidade

A Google está preparando uma nova tecnologia chamada Chat para implementar ao seu aplicativo Android Messages e substituir o uso de SMS no seu smartphone. O Chat não deve ser confundido com um novo aplicativo, ele na verdade é baseado na tecnologia conhecida como RCS (Rich Communication Services), a mesma onde se baseiam os SMS.

Depois do lançamento do Chat, o usuário vai usar o Messages normalmente com seus amigos. A principal (e mais importante) diferença é que, ao se mandar uma mensagem para um contato que não tenha o app instalado, o destinatário vai receber uma versão convertida para SMS automaticamente.

Para que o serviço funcione corretamente, porém, a Google precisa da parceria de empresas de telefonia, que gerenciam os SMS dos celulares de seus usuários. A dona do Android anunciou que já está alinhada com 55 operadoras diferentes, entre elas algumas que trabalham também no Brasil, como a Tim, a Telefonica e a Claro. Confira abaixo a lista completa:


É bom destacar que o suporte ao SMS, no entanto, vai impedir a possibilidade de trazer mensagens criptografadas para o Android Messages, o que torna ele um pouco menos seguro que outros apps de mensages que contem com a tecnologia. Com a novidade, a Google pretende trazer também diversas novas funções para o Android Messages, como suporte a gifs, buscas automáticas dentro da conversa, etc. Também está sendo trabalhado em suporte para usar o Messages no computador, atrelado ao smartphone, assim como acontece com o WhatsApp atualmente.



Isso significa, também, que a Google vai "pausar" o desenvolvimento do Allo, seu último app de mensagens. A empresa informou que o time de desenvolvimento vai se deciar ao Messages.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip