Anatel já bloqueou 37 mil celulares piratas no Brasil


(Foto: reprodução)
Anatel já bloqueou 37 mil celulares piratas no Brasil

Após anos de promessas, os celulares irregulares, também chamado de piratas, começaram a ser bloqueados pela Anatel neste mês. O sistema entrou em vigor no dia 9 de maio no Distrito Federal e em Goiás e, desde então, já foram 37 mil aparelhos que passaram a ser impedidos de se conectarem às redes móveis brasileiras.

A informação vem de Juarez Quadros, presidente da Anatel, em entrevista dada ao site TeleSintese. Os aparelhos vinham sendo notificados desde fevereiro e, logo no primeiro dia de bloqueio, já haviam sido mais de 2.300 celulares bloqueados.

O bloqueio tem causado alguma preocupação em usuários de celulares importados, especialmente chineses, que não foram homologados pela Anatel. No entanto, isso não deve ser problema para quem adquiriu smartphones de marcas respeitáveis, mesmo que elas não atuem no Brasil, como HTC, OnePlus, Xiaomi e tantas outras.


De acordo com a Anatel, celulares piratas são todos aqueles que não possuem IMEI registrado no banco de dados da GSMA, uma organização internacional que registra aparelhos de diversas fabricantes e operadoras de todo o mundo. As marcas mais conhecidas, mesmo que não estejam no Brasil, têm esse registro na GSMA, o que livra os aparelhos do bloqueio.

Os usuários afetados pela medida da Anatel no Distrito Federal e em Goiás começaram a ser alertados em 22 de fevereiro, com um prazo de 75 dias para regularização. O mesmo acontecerá em outras regiões.

Segundo o calendário da Anatel, Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começarão a receber notificações a partir de 23 de setembro, e os bloqueios começam em 8 dezembro. Já os estados restantes serão notificados em 7 de janeiro, com os bloqueios previstos para 24 de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip

lista das musicas do jogo gta v pra baixar em mp3

Atualização Samsung Galaxy Beam GT-I8530 com Oficial Jellybean 4.1.2 XXAMF1 Firmware