Os celulares mais curiosos da História

Samsung Juke, Pen Phone e Celular do Milhão estão entre os aparelhos mais esquisitos.

De vez em quando, fabricantes e distribuidoras de celulares arriscam nas inovações e criam dispositivos com designs e funções bastante curiosas. Quem viveu o início dos anos 2000 deve se lembrar de telefones com características próprias, como o híbrido de celular e vídeo game da Nokia ou o Oi Xuxa, um dos celulares temáticos do Brasil.


Esses celulares fizeram parte da história do mercado ao longo dos anos. Confira, a seguir, uma seleção de aparelhos incomuns, de tijolões com telas sem cor e toques polifônicos até smartphones modernos.


N-Gage foi um celular da Nokia voltado para games 

1. N-Gage


Em 2003, a Nokia tentou unir um celular a um videogame portátil. O resultado foi o N-Gage, um dispositivo com tela central de 2,1 polegadas e botões nas laterais, incluindo teclas direcionais para ajudar nos games. O aparelho ainda contava com MP3 player, gravador, rádio, e-mails, navegador web e teve franquias famosas, como Tomb Raider, Sonic e Tony Hawk.


O celular ainda teve um sucesso, o N-Gage QD, mas os modelos nunca foram muito bem nas vendas. Com o lançamento do iPhone e a variedade de jogos na App Store, foi o fim da linha para o telefone da Nokia.
2. Celular do Milhão


O clássico Nokia 3310 também teve uma edição especial do Show do Milhão. Em parceria com a Nokia e a TIM, o SBT lançou, em 2003, o Celular do Milhão, um aparelho que dava a chance de disputar o jogo do programa de TV. Ele respondia perguntas por SMS, e com os pontos acumulados, concorria a prêmios e podia se classificar para participar do programa na televisão.



Celular do Show do Milhão foi lançado em parceria do SBT com a Nokia e a Tim (Foto: Divulgação)


3. Motorola Flipout


O Flipout era um celular da Motorola com uma das primeiras versões do Android e um design incomum. O pequeno telefone tinha a forma de um quadrado com a tela na frente, que podia deslizar e revelar um teclado físico. Lançado em 2010, ele tinha especificações modestas, como memória RAM de 512 MB, armazenamento de 516 MB, câmera de 5 MP e tela de 3,1 polegadas. Mas, aliadas ao Wi-Fi, 3G, Bluetooth, GPS e a interface Motoblur, o telefone agradou muitos usuários iniciantes do mundo dos smartphones.



Motorola Flipout foi um smartphone lançado em 2010 (Foto: Divulgação)

4. Samsung Juke

Parecendo mais um MP3 Player do que um telefone, o Juke chegou em 2007. A ideia da Samsung era focar na experiência musical, com um celular fino e comprido, com uma rodinha para navegação no meio e, fechado, escondia o teclado e exibia o reprodutor de músicas em uma pequena telinha na horizontal. O celular tinha memória interna de 2GB, câmera VGA, capacidade para 500 contatos e 11 toques polifônicos.

Samsung Juke era meio celular meio MP3 Player (Foto: Divulgação)

5. Nokia 7600

Não, essa não é uma versão do tamagotchi, e sim um celular. Em 2003, a Nokia decidiu ousar em termos de design e lançou um telefone em formato de gota, com a tela no centro e os botões ao redor. Inovador para a época, o 7600 tinha 3G e uma câmera de 0,3 megapixels. No entanto, os consumidores não gostaram muito da experiência de digitar no teclado alfanumérico disposto daquela maneira.

Nokia 7600 era um celular com design exótico (Foto: Divulgação)

6. Oi MTV e Oi Xuxa

De olho no público infanto-juvenil, a Oi entrou na onda brasileira dos celulares temáticos e fez alguns lançamentos especiais no início da década passada. Para os adolescentes, havia o Oi MTV, um Motorola T190 que trazia conteúdos da emissora, bate-papo, jogos, fofocas, horóscopo e piadas via SMS. Já para as crianças, o Oi Xuxa, um Siemens A40 que podia ser rosa ou azul, vinha com dezenas de opções de capinhas com desenhos, ringtone da música Ilariê, mensagem da caixa postal com a voz da apresentadora e também serviços de piadas e horóscopo.

Não havia nenhuma modificação e hardware em relação aos aparelhos originais, e as configurações de ambos eram bem simples. Com preços atrativos, os dois chegaram às lojas em 2002 e ficaram entre os mais vendidos no país pela operadora.

Celular da Xuxa era muito popular nos anos 2000 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

7. Haier P7 Pen Phone

Em 2004, a fabricante chinesa Haier criou um celular em forma de caneta – era só a forma mesmo, pois o P7 Pen Phone não servia também para escrever. O dispositivo tinha uma pequena tela colorida, um botão direcional para a navegação pelos menus, bateria com capacidade para três horas de ligações e até uma câmera VGA.


Haier criou celular em forma de caneta (Foto: Divulgação)

8. YotaPhone

O YotaPhone é um smartphone russo com duas telas de 4,3": a tradicional, de LCD, na frente, e uma e-ink, igual às telas do Kindle e outros e-readers, na traseira. O celular foi lançado internacionalmente em 2013 e ainda teve uma segunda versão em 2014. Entre as suas especificações, estão um processador dual-core de 1,7 GHz, memória RAM de 2 GB, câmeras de 12 e 1 MP, Android 4.2 (Jelly Bean) e opções com armazenamento de 32 ou 64 GB.




YotaPhone, híbrido de smartphone e e-reader (Foto: Divulgação/Yota Devices)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip