Facebook testa versão do app que pode resolver consumo excessivo de bateria


Facebook testa versão do app que pode resolver consumo excessivo de bateria

O aplicativo do Facebook é bastante criticado por ser um dos vilões de baterias e consumo de dados em smartphone, mas uma alternativa pode estar a caminho. A empresa tem testado uma versão Progressive Web App (PWA) da rede social para dispositivos móveis. Trata-se de uma versão especial do site que funciona como se fosse um aplicativo qualquer, porém sem demandar instalação e nem consumir muitos recursos do aparelho.

De acordo com a publicação do Android Police, o Facebook PWA ainda não está disponível para todos os usuários. Ou seja, ainda se trata de um teste ativado remotamente pela rede social e sem nenhuma possibilidade de ativação. Entretanto, tudo indica que o recurso está sendo liberados aos poucos.

Para usar a versão PWA do Facebook, basta que o usuário acesse o endereço "m.facebook.com" no Google Chrome. Caso o recurso esteja liberado, o usuário será questionado se deseja adicionar o Facebook à tela inicial. A princípio, o funcionamento é o mesmo da versão móvel da rede social.


Há algumas outras diferenças do PWA em relação ao site móvel convencional. Para começar, o Progressive Web App tem um ícone arredondado, enquanto a versão convencional possui um logo quadrado junto com um pequeno ícone do Chrome no canto inferior direito. Além disso, o PWA não mostrará a barra de endereço convencional do navegador e será exibo na tela de multitarefas como se fosse um aplicativo do Facebook ao invés do Google Chrome.


Tratada como uma das tecnologias mais promissoras, os Progressive Web Apps têm sido adotados por gigantes como Google, Apple e Microsoft em seus sistemas operacionais. Tratam-se de sites capazes de se comportar como aplicativos convencionais, dispensando instalações e ocupando menos espaço na memória interna do aparelho. No caso do Facebook, a troca pode ser interessante, uma vez que o app é um dos principais gastadores de bateria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip