Nova memória da Samsung promete mais velocidade e bateria para smartphones

(Foto: Divulgação)
Nova memória da Samsung promete mais velocidade e bateria para smartphones


A Samsung anunciou nesta terça-feira o primeiro chip DRAM de 8 gigabits com o novo padrão LPDDR5. A empresa diz que a nova memória garante velocidades de transferência de dados de até 6,4 Gb/s, 50% a mais do que o padrão mais rápido disponível hoje, o LPDDR4X. O chip também promete consumir até 30% menos energia, pois consegue gerenciar sua voltagem de acordo com a velocidade de operação do processador.


O objetivo da empresa sul-coreana é aproveitar essa memória mais rápida e eficiente em aplicações de inteligência artificial e em futuros smartphones com 5G. A Samsung pretende oferecer duas opções de seu chip DRAM, com larguras de banda e voltagens diferentes – uma de 6,4 Gb/s e 1.1V e outra de 5,5 Gb/s e 1.05V –, "fazendo dela a solução de memória mobile mais versátil para a próxima geração de smartphones e sistemas automotivos".

A empresa explica que essa melhoria no desempenho foi alcançada ao duplicar os "bancos" de memória, que são subdivisões "dentro de uma célula DRAM". Enquanto memórias no padrão LPDDR4X contavam com apenas oito, as novas LPDDR devem oferecer 16 deles, o que as ajuda a atingir velocidades mais altas e aproveitar melhor os recursos.

Já os avanços no consumo de energia se devem não apenas a uma tecnologia que faz o chip adaptar sua voltagem ao uso do processador. A nova memória também conta com um modo de "sono profundo", que corta o uso de bateria pela metade quando o aparelho – um provável smartphones – equipado com ela não está em uso.


A peça ainda é um protótipo, e a Samsung não deu uma previsão de quando vai passar a disponibilizá-la em smartphones e outros dispositivos móveis. O lançamento, no entanto, não deve acontecer tão em breve, já que tanto o LPDDR5 quanto o DDR5 ainda não foram finalizados pela JEDEC, associação de indústrias responsável pelas padronizações do setor. É pouco provável, ainda assim, que mudanças aconteçam no padrão, já que a empresa sul-coreana é líder no mercado e fornece memórias até mesmo para a Apple.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip