4G de 700 MHz já está disponível em todas as capitais brasileiras

(Foto: Reprodução)
4G de 700 MHz já está disponível em todas as capitais brasileiras

Foi um trajeto longo, mas finalmente o 4G de 700 MHz está disponível em todas as capitais brasileiras. A marca foi alcançada após a autorização da utilização dessa faixa do espectro na cidade de Florianópolis.

O fator que causou a demora na ampliação da cobertura do 4G de 700 MHz é bem conhecido: a TV analógica. O sistema de transmissão ocupava exatamente essa faixa do espectro de radiofrequência, então foi necessário primeiro desabilitar essa faixa para poder implementar o 4G.

Desde o começo da implementação do 4G no Brasil, a faixa dos 700 MHz era visto como a mais nobre, mas justamente pela complicação da TV analógica foi necessário adaptar-se a outras faixas enquanto a situação não se resolvia.

A chegada do espectro de 700 MHz (banda 28) para o 4G traz uma série de vantagens para operadoras e para o público. Por se tratar de uma frequência mais baixa, seu alcance é maior, o que significa que operadoras precisam de menos antenas para cobrir a mesma área na comparação com os sinais de 1.800 MHz (banda 3) de 2.600 MHz (banda 7), como temos hoje. Além disso, as ondas são mais capazes de penetrar paredes, o que significa que, ao menos em teoria, o seu celular terá uma recepção melhor do 4G quando você estiver em casa ou em um escritório.

O 4G de 700 MHz também está se espalhando aos poucos pelo interior do país. A mitigação preventiva já foi autorizada em 3.858 cidades, e já terminou em 1.854 delas, que já estão habilitadas a utilizar a faixa do 4G, atingindo 60% da população brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip