Confirmado! Fuchsia OS vai rodar apps de Android

Já existia a suspeita de que o Fuchsia OS, o próximo sistema operacional híbrido da Google que roda desde em smartphones até PCs, suportaria as aplicações de Android, mas atualizações recentes na documentação do projeto confirmaram a possibilidade. O Fuchsia rodará softwares da linha móvel por meio do Android Runtime, ou pelo menos uma versão dele, desenvolvida especificamente para o SO.

Segundo novas especificações postadas no Android Open Source Project (AOSP), há duas versões do kit de desenvolvimento do Fuchsia: a primeira, chamada "platform/prebuilts/fuchsia_sdk", serve para apps específicos do Fuchsia. Já a segunda, "device/google/fuchsia", aparentava tratar-se de um emulador do Android. A atualização referida está nesse caminho e agora inclui um arquivo de texto "readme" com mais detalhes, conforme a imagem abaixo:

Atualização na documentação do Fuchsia dá conta de que o novo sistema operacional híbrido da Google rodará apps do Android (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Trocando em miúdos: o Fuchsia usará uma versão do Android Runtime (o "ART" na imagem) feita especialmente para rodar aplicações do Android por meio de arquivos com a extensão ".far", que equivale à ".apk" do sistema operacional móvel original.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda não está claro, porém, como esse suporte vai funcionar. O Android é desenvolvido por meio do kernel Linux, ao passo que o Fuchsia usará o que se convém chamar de "microkernel Zircon". Os dois módulos são diferentes. Contudo, é importante lembrar nessas horas de que o Fuchsia conta com a "Machina", o recurso de virtualização de sistema próprio, que pode ou não simular ambientes do kernel usado no Android.

O fato que reside é: o Fuchsia vai, de fato, rodar apps de Android. Dada a condição do atual sistema operacional de ser o mais popular do mundo, esse tipo de suporte deve facilitar muito a transição para o futuro SO da Google.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip