Oi poderá ser fatiada regionalmente para ser vendida.


Em meio às tentativas de recuperação das operações da Oi, duas alternativas vêm sendo discutidas,  Uma é a venda total para um novo investidor ou o fatiamento em operações regionais. Entre os interessados estariam Vivo, Claro, TIM, além da americana AT&T e empresas chinesas de telecomunicação.

“Quando se fala em venda de ativos há, entre acionistas e conselho, uma ideia em estudo que prevê vender a companhia de forma separada por regiões e Estados, o que tende a facilitar as negociações para os concorrentes no Brasil. Essa movimentação já está acontecendo”, 

No caso dos chineses, que participam de linhas de financiamento da Oi, eles vão esperar a aprovação do PLC 79, que vai transferir a concessão para autorização e gerar menos custos com telefonia fixa, antes de avaliarem a investida.

Recentemente, Vivo mostrou interesse nos ativos da Oi no Norte e Nordeste. Tim e Claro, por sua vez, teriam interesse na aquisição completa ou de partes, como a rede de fibra ótica e os clientes.

O jornal acrescenta que a questão central, porém, é o aval da Justiça, necessário para o processo de transição. O plano já está em análise pelo Ministério Público, mas ainda não tem data para sair do papel.

Segundo o Bradesco BBI, a venda da empresa surge como uma alternativa para garantir sua sustentabilidade no longo prazo, uma vez que a equipe de análise avalia que o plano de investimentos da Oi está cada vez mais dependente da venda de ativos após o segundo trimestre de 2019 - R$ 2 bilhões de caixa queimado, o que aumentou o risco de execução.

"No entanto, acreditamos que é altamente improvável que alguém compre ou faça a fusão com a Oi como um todo sem a aprovação da reforma do setor de telecomunicações (PLC79). Não faz sentido, para outro participante, assumir o risco neste momento, sem visibilidade sobre o que acontecerá com o regime de concessão, particularmente em relação a 'ativos reversíveis'", afirmam os analistas do banco.

Além disso, apontam, também discordam  da possibilidade de a AT&T ser candidata a comprar a Oi, já que a empresa já possui um desafio de geração de caixa e está em forte disputa com a AMX no México e não faria sentido adquirir outro ativo no Brasil para uma disputa em outra região desafiadora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip