O XPERIA chegou!



Já está por aqui o smartphone ultra compacto XPERIA 1a, a primeira resposta da Sony Ericsson ao iPhone. 

Quem andou vendo fotos e vídeos do X1a por meses, com o teclado QWERTY aberto e curvo, fica com a impressão de que ele é maior do que é. Na verdade, ele tem as formas enxutas que os celulares da Sony Ericsson costumam ter. E o mesmo acabamento classe A que caracteriza a marca.

A tela de 800 X 480 é magnífica, pela definição. As fontes e os ícones são pequenos, como as do Diamond Touch, da HTC, que desenvolveu o XPERIA para a Sony Ericsson. O uso de canetinha é obrigatório para mãos grandes e pequenas em muitas situações corriqueiras. O teclado físico também é pequeno, mas confortável de usar.

O XPERIA usa o Windows Mobile 6 como sistema operacional, da mesma forma que o Diamond Touch.  Como ele, veste o Windows com uma interface moderninha. São os painéis Xperia, menos inspirados que a interface Touch Flo do Diamond, mas ainda assim interessantes.

Cheio de recursos, como se espera de um smartphone topo de linha da Sony Ericsson, com preços na faixa dos 2.000 reais, o Xperia parece ser feito sob  medida para usuários fiéis do Windows e do Office da Microsoft - as pessoas que usam os aplicativos de escritório intensivamente e não querem ficar sem eles nunca.  Quem faz esse gênero e ainda prefere celulares ultra compactos estará no paraíso com o XPERIA. O apelo do Windows Mobile é enorme - perto de 20 milhões de pessoas têm levado um aparelho com o sistema para casa ou escritório por ano.

Para os fãs históricos da Sony Ericsson, é outra história.  Muita gente vai estranhar a troca do Symbian, um sistema operacional tão consistente, pelo Windows Mobile.  Usuários do excelente smartphone P1i que trocarem de aparelho vão perder usabilidade, porque a experiência de internet do P1i é muito mais tranqüila e amigável, pela interface superior. É bem provável que eles continuem à espera de um upgrade de smartphone Symbian da Sony Ericsson ou migrem para Nokia.

Quanto ao iPhone, a competição para o XPERIA é duríssima.  O XPERIA tem vários recursos que o iPHone não tem - gravação de vídeo e aplicativos de escritório editáveis, entre eles - mas em interface não consegue chegar perto.  O prazer e a produtividade que o iPhone garante na internet continuam imbatíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip