Operadoras de telefonia celular não cumpriram meta de qualidade da Anatel
As operadoras parecem não ter aprendido a lição: três anos após a proibição na venda de novos chips, uma publicação da Anatel no Diário Oficial da União estabelece prazos para que Algar/CTBC, Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo apresentem melhora na qualidade de suas redes. De acordo com a Anatel, o cumprimento dos indicadores de qualidade – acesso e queda das redes de voz e dados – foi de 69,4% pela Algar, 93,1% pela Claro, 86,1% pela TIM, 83,5% pela Vivo, 78,1% pela Oi e 37,5% pela Sercomtel. Por ter operação recente no Serviço Móvel Pessoal, as medições da Nextel não constam nos dados divulgados pela agência, embora a determinação sobre melhorias contemple a operadora da mesma forma. A exigência é de 85% para acesso a voz e dados e queda máxima de 5%. O prazo para as operadoras cumprirem as metas é de seis meses para municípios onde há apenas uma operadora, nove meses onde há apenas duas operadoras e 15 meses para as cidades restantes. Isso parece eficaz já que prioriza as ci