Neste fim de ano, o celular faz a festa com fotos e vídeos na web

Tão importante quanto a comemoração é poder relembrar os melhores momentos com os amigos. Compartilhe a alegria pela rede com nossas dicas.

De nada adianta registrar a festa de fim de ano com fotos e vídeos se não der para mostrar os detalhes da comemoração para todo mundo, não é? Até pouco tempo atrás seria preciso um pequeno estúdio digital ambulante. Mas os celulares com câmera embutida e acesso à internet simplificaram bastante a coisa.

O modo mais simples de espalhar sua diversão pela web é enviando o vídeo ou a foto por meio de uma mensagem multimídia (MMS). Esse serviço, que está disponível em praticamente qualquer aparelho com câmera, costuma ser tarifado por mensagem, e o preço pode variar de acordo com a operadora e o plano contratado.

Mais avançados, os smartphones operam como os computadores. Muitos rodam versões dos programas carregadores de fotos para a web. Se uma conexão 3G estiver disponível, fotos e vídeos podem ser enviados para os álbuns online na hora, e sem cobrança adicional.

De celular para celular
A operadora Vivo, por exemplo, oferece o Vivo Video Torpedo, que permite enviar um trecho de vídeo para outro celular Vivo ou para um endereço de e-mail. O preço - 1 real - é o mesmo para clientes de planos pré e pós-pagos.

Para fotos, a operadora dispõe do Vivo Foto Torpedo: você envia a foto tirada com o celular para outro telefone ou um endereço de e-mail.

Nos dois casos, a mensagem enviada é do tipo MMS; se o aparelho destinatário não tiver o recurso, seu dono receberá um código para visualizar a foto na web. Os preços são 60 centavos para planos pós-pagos e 90 centavos para pré-pagos.

Na Tim, o serviço é chamado de Fotomensagem. A foto tirada com o celular é enviada,  via MMS, para um endereço de e-mail ou outro celular. A Tim avisa que o limite de tamanho da mensagem é de 600 kB. O serviço de vídeos VideoMensagem funciona de modo similar.

O preço da Videomensagem enviada é de 99 centavos para planos pós-pagos e de 1,99 real para pré-pagos. Para pós-pagos, há a opção de contratar pacotes de mensagens, que incluem Torpedos e Fototorpedos, a partir de 4,90 por mês (20 mensagens).

Tudo na web
Talvez você queira utilizar um serviço de publicação de fotos online, como o Flickr do Yahoo. Nesse caso, a opção de envio de fotos para um endereço de e-mail pode ajudar.

Uma vez que você já tenha uma conta no Flickr, descubra qual é seu e-mail de envio acessando as opções Minhas coisas - Conta - Email a partir do menu inicial (será um email terminado em @photos.flickr.com).

Mas atenção: os vídeos estão limitados a 90 segundos de duração, e as fotos podem ser redimensionadas.

Outra opção de publicação online é o Picasa, do Google. Aqui também é possível enviar fotos por e-mail.

Se já tiver conta no Picasa (é a mesma da de outros serviços do Google, como o Gmail), habilite a carga de fotos clicando em Configurações - Upload de fotos por e-mail.

Será preciso digitar uma palavra-chave; essa palavra vai fazer parte do endereço de e-mail que você usará para enviar as fotos.

Smartphones
Usuários de smartphones com conexão 3G têm ainda mais facilidade. O programa Flickr Uploader pode ser baixado gratuitamente para smartphones BlackBerry e funciona basicamente como seu irmão feito para o PC.

Outro aplicativo gratuito para BlackBerry, o ShoZuLite, faz ainda mais: atualiza não só o Flickr como também o Facebook, o Twitter e o Picasa, entre outras redes sociais.

O iPhone também tem sua versão do Flickr e, com a versão 1.1, já é possível enviar múltiplas fotos e vídeos de uma vez - na versão anterior, o envio tinha de ser um de cada vez.

Para os smartphones com Android, opções não faltam. Para o Flickr, há o visualizador de código aberto Photostream (para o Flickr), os gratuitos Upload2Flickr e PicUp (que, além do Flickr, carrega fotos no Facebook e no Twitpic, entre outras redes) e o BettrFlickr (1,49 dólar).

Quem tem aparelho com Windows Mobile pode baixar o software Yahoo! Go e, a partir dele, mandar fotos e vídeos para sua conta no Flickr. Outra opção é o ShoZu, à venda por 4,99 dólares.

Já os aparelhos Nokia da série N operam com o Flickr de modo diferente. Basta ativar o serviço no Nokia Share Online 3.0 ou mais novo. Depois que tiver fornecido suas informações de conta, toda foto que tirar poderá ser enviada para o Flickr por meio do ícone de globo.

A visualização dos álbuns em celulares também foi melhorada. Desde 2008 o Picasa Web Album conta com uma versão online feita sob medida para acesso por iPhones e por smartphones com Windows Mobile. 

Tudo pronto? Então é só vestir o branco e comemorar o ano novo - sem esquecer o celular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip