Ampere: aplicativo para o Android permite identificar cabos e carregadores defeituosos

Um dos maiores temores de quem passa a boa parte do tempo conectado a internet, é ficar com a bateria do smartphone descarregada. Existem diversos artifícios que auxiliam a economizar carga e aumentar o tempo longe das tomadas. O problema é nem sempre a maneira de usar o aparelho é a maior responsável pelo consumo exacerbado de energia. O uso de carregadores genéricos e cabos de má qualidade podem comprometer significativamente o carregamento da bateria e resultar em menos horas de autonomia. Esse problema é de difícil detecção sem os instrumentos apropriados, pois o marcador de energia exibe uma quantidade de carga como se estivesse tudo funcionando normalmente, mas a autonomia será menor devido ao carregamento ineficaz com cabos defeituosos.
Nessa coluna será apresentado um aplicativo para dispositivos móveis com o Android, que permite verificar a qualidade do carregador e cabo de energia, confira.





Sobre o aplicativo
O Ampere é um aplicativo para dispositivos com a versão 4.0.3 ou superior do Android. Através dele é possível avaliar o desempenho do carregador elétrico, e cabos USB conectados ao computador. De acordo com o desenvolvedor a medição é muito próxima da real, e através das informações coletadas é possível constatar se existe algum problema que esteja prejudicando o carregamento da bateria. Para usar o Ampere, siga os passos descritos abaixo:


1 - Execute o aplicativo e aguarde cerca de 1 segundos ou até aparecer na tela a medição da bateria. 
2 - Salve o valor obtido para posteriormente usá-lo num comparativo entre cabos.
3 - Conecte o dispositivo num carregador ou cabo USB e repita a leitura.
4 - Salve o valor obtido após a leitura.


O valor médio esperado está entre 280 mA (miliamperes) a 500 mA em cabos razoáveis. Quanto melhor for a qualidade do carregador, maior será o valor obtido na avaliação. Se o valor obtido estiver abaixo de 100 mA, o aparelho irá carregar, mas certamente a autonomia da bateria será muito inferior do que a sua capacidade. Nesse caso, recomenda-se a substituição do cabo ou carregador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip