Anatel vai fiscalizar contas de celulares

São Paulo - Além das punições impostas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as operadoras agora terão seus sistemas de fatura submetidos à análise.

Em conversa com a Folha de S. Paulo, o relator Rodrigo Zerbone afirma que os problemas encontrados na amostra de ligações indicam "fragilidade dos sistemas de faturamento e registro de chamadas da prestadora".  Para Zerbone a "ideia é fazer uma fiscalização intensa e exaustiva", acrescentando que se a Anatel encontrar irregularidades, soluções serão exigidas.


De acordo com a reportagem, as primeiras a receber inspeção são Claro e Vivo, mas todas serão monitoradas. As principais reclamações dos usuários fazem menção a cobranças indevidas, aplicação de tarifas inadequadas e a inclusão de pacotes não contratados. As falhas em contas superariam inclusive os problemas na qualidade dos serviços.

Reclamações do tipo, quando identificadas pela Anatel, geram pequenas multas às operadoras. Na última reunião do conselho diretor, a agência aprovou a fiscalização cuidadosa nos sistemas de cobrança. Segundo a Folha, a ideia surgiu durante a análise de recursos apresentados pela Vivo e Claro contra a cobrança de multas.

O conselho também teria determinado à Superintendência de Radiofrequência e Fiscalização que uma triagem fosse feita para identificar como as empresas calculam os gastos de cada usuário.

Em julho, a Anatel suspendeu a venda de chips de três operadoras de telefonia celular (Claro, Oi e TIM), em vários Estados, por conta de reclamações de quedas e chamadas não completadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip