Galaxy S 4 – Primeiras impressões

galaxy-s4-01

De Nova York – Agora há pouco eu tive dez minutos para brincar com ele, o esperadíssimo Galaxy S 4 que a Samsung revelou na noite dessa quinta-feira. Logo de cara, mal se percebe que estamos com um novo aparelho em mãos. O modelo anterior, o Galaxy S III, iniciou essa história de celular com formato de sabonete. O S 4 segue na mesma direção. Portanto, pelo que pude ver até agora, estamos falando de uma evolução sutil em termos de desenho.

E se o design mudou pouco, acredito que seja no software que o dispositivo faça frente aos demais concorrentes (eles existem?) neste mercado de aparelhos top de linha. O próprio presidente global da Samsung disse em sua rápida aparição que tudo no Galaxy S 4 foi desenhado para melhorar a experiência dos consumidores. Ele foi projetado para ser a companhia dos clientes em suas vidas.

Não é em cinco minutos que dá para tirar muitas impressões sobre um celular. De qualquer forma, vamos lá.

    

Vídeo: Em mãos com Galaxy S 4

Assista abaixo ao vídeo que gravei com o smartphone. Infelizmente, a câmera parou de gravar por algum motivo obscuro (valeu, Murphy!) durante o processo, mas ainda assim você tem pouco mais de cinco minutos de Galaxy S 4 em pleno funcionamento.

Tela

São cinco polegadas comportando 1920×1080 pixels de resolução. A tela do S 4 foi construída em SuperAMOLED com o que há de melhor em termos de tecnologia de visores. Não tenho do que reclamar. As imagens são vívidas, brilhantes, quase como se você estivesse vendo uma pintura na sua frente. Realmente muito bonito.

Acredito que a alta densidade de pixels deve criar uma boa experiência de leitura. Sim, continuo achando que ler no celular não é o ideal, mas pelo menos nós temos o texto mais juntinho graças ao alto índice de PPI (pixels per inch). Mais confortável de ler, portanto.

Desempenho

A Samsung não divulgou qual é o processador dentro do S 4. Sabemos por ora que ele conta com 2 GB de memória RAM para rodar o Android Jelly Bean. Dá conta do recado. Excetuando-se os momentos em que a internet não colaborou, o aparelho se mostrou amplamente responsivo. Os efeitos visuais são fluídos, sem engasgos.Ele herda aí o funcionamento do antecessor.

Falta saber como esse sistema Android vai se comportar depois que o cliente instalar uma penca de aplicativos. Esse é o mal da maioria das plataformas móveis.

Software

Foi bem difícil de testar todos os aplicativos embutidos no S 4. Por exemplo, o hub de conteúdo não funcionou como deveria porque a loja de música e filme não estava captando os dados a partir da rede 4G à qual o aparelho estava conectado. Mesmo coisa com o novo álbum de fotos que permite encomendar as imagens diretamente do serviço Blurb.

Algumas das promessas da Samsung são a rolagem automática de páginas. Não consegui ver. A pausa automática de vídeos quando você desvia o olhar também não deu certo comigo, mas pode ser falta de um aparelho devidamente ajustado. Já o S Health pareceu bem bonito, com uma interface que lembra a de algumas smart-TVs. Mas isso não basta para dar um veredito sobre o produto.

Ficou faltando

Aqui, no olho do furacão, não consigo pensar em nada que a Samsung tenha esquecido de colocar no Galaxy S 4. Como disse antes, trata-se de uma evolução do S III com algumas adições interessantes, em especial de software. Estou curioso para ver o sensor de infra-vermelho funcionando. Eles dizem que dará para controlar a televisão de casa com isso. O tradutor simultâneo com suporte a português também é uma boa pedida.

Ainda é muito cedo para definir o Galaxy S 4 dentro do mercado de smartphones que começa a ser atualizado agora. Tivemos lançamentos no Mobile World Congress e algumas marcas preferiram deixar a nova leva de produtos para o segundo semestre. De qualquer forma, hoje foi um grande lançamento. Grandioso em termos de tamanho. Grande devido à sua importância.

O editor viajou a convite da Samsung.

Samsung anuncia Galaxy S 4


galaxyS4_2

A Samsung anunciou hoje o aguardado Galaxy S 4. O aparelho vazou antes do lançamento oficial e traz processador de até oito núcleos, 2 GB de RAM, tela de 5 polegadas com resolução 1080p, câmera de 13 megapixels, bateria de 2.600 mAh e a última versão do Android (4.2.2) com uma série de funcionalidades e aplicativos exclusivos da fabricante coreana.

A tela do Galaxy S 4, segundo a Samsung, é a primeira Full HD Super AMOLED do mundo. Ela possui definição de 441 pixels por polegada e a novíssima proteção Gorilla Glass 3. Apesar de incluir uma tela maior, a Samsung conseguiu diminuir a espessura do sucessor do Galaxy S III para 7,9 milímetros e o peso para 130 gramas. A largura diminuiu um pouco: foi de 70,9 mm para 69,8 mm.

GALAXY S 4 Product Image (4) GALAXY S 4 Product Image (1)  

O aparelho estará disponível no mercado com dois processadores diferentes, dependendo do país: um modelo terá chip Qualcomm Snapdragon quad-core de 1,9 GHz e outro terá um Exynos 5 octa-core de 1,6 GHz. Vale lembrar que, apesar da Samsung divulgá-lo como octa-core, apenas quatro núcleos do Exynos 5 podem funcionar simultaneamente: são quatro Cortex-A15, de alto desempenho, e quatro Cortex-A7, ativados quando o smartphone não está executando tarefas pesadas, o que economiza energia.

De acordo com a Samsung, o Galaxy S 4 suporta 4G LTE de até 100 Mbps "em qualquer lugar do mundo" – há suporte para até seis bandas diferentes, permitindo que você use o mesmo aparelho enquanto estiver viajando. Além das tradicionais conexões Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, há o novo 802.11ac, que pode ultrapassar 1 Gbps, dependendo do roteador.

GALAXY S 4 Product Image (10) GALAXY S 4 Product Image (7) GALAXY S 4 Product Image (8) 

O Galaxy S 4 possui câmera traseira de 13 MP e frontal de 2 MP, ambos com suporte a gravação de vídeo em Full HD. As câmeras podem ser usadas simultaneamente com o recurso Dual Camera, que pode combinar as duas fotos de oito maneiras diferentes. Também é possível filmar simultaneamente: com o Dual Video Call, você pode mostrar a sua cara (com a câmera frontal) e o que está em volta (com a traseira) numa chamada em vídeo.

Há versões com 16 GB, 32 GB e 64 GB de armazenamento interno. Assim como aconteceu com o Galaxy S III, a Samsung deve trazer para o Brasil apenas o modelo com menor capacidade. Isso não é exatamente um problema, já que o Galaxy S 4 tem slot para cartões microSD de até 64 GB.

Software

IMG_1690

A Samsung incluiu vários recursos exclusivos no Galaxy S 4.

O S Translator é um aplicativo que "torna as viagens internacionais mais felizes": ele traduz instantaneamente voz e texto dentro de emails e mensagens de texto, com suporte a vários idiomas, incluindo português do Brasil.

O Group Play deixa você transferir dados sem necessidade de uma conexão Wi-Fi ou 3G disponível; a conexão é feita através de NFC. Ele suporta até oito smartphones e permite que você faça streaming de músicas e jogue em multiplayer – parece ser bem legal, mas o recurso deve estar restrito ao Galaxy S 4, o que pode limitar as possibilidades de uso.

Com uma ajuda dos sensores, além de acessórios específicos, o S Health pode monitorar a sua saúde e dá dicas para "melhorar a qualidade de vida". O aplicativo detecta seus passos e subidas de escada para estimar quantas calorias você queimou, além de fornecer dados do ambiente, como temperatura e umidade do ar através de sensores integrados.

A câmera frontal é usada para o Smart Pause, que pausa o vídeo automaticamente sempre que você parar de olhar para o aparelho; e para o Smart Scroll, que rola emails e páginas da web sem que você precise tocar na tela (mas é necessário inclinar o dispositivo para frente ou para trás).

Um recurso que lembra muito o Galaxy Note II é o Air View: você não precisa, necessariamente, tocar na tela para visualizar uma prévia de uma galeria de fotos, por exemplo – basta aproximar o dedo. O Air Gesture, por sua vez, deixa você passar para a próxima música ou alternar entre abas do navegador apenas fazendo um gesto próximo à tela. Se você estiver com dedos engordurados, é uma ótima saída.

O assistente de voz S Voice foi adaptado para ser usado no meio do trânsito. O S Voice Drive é uma espécie de "leitor de tela": enquanto você estiver dirigindo, o Galaxy S 4 lerá mensagens de texto e informações do visor sem que você precise olhar para a tela (e acabar causando um acidente).

Disponibilidade

O Galaxy S 4 será lançado em 327 operadoras de 155 países a partir de abril, nas cores "White Frost" e "Black Mist". Ainda não há preços ou datas de lançamento no mercado brasileiro. Leia nossas primeiras impressões sobre o Galaxy S 4.

Samsung anuncia Galaxy S 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip