Jailbreak para iOS 7 é liberado e não é nada seguro. Entenda o porquê


Já imagino o mundo de pessoas que estão felizes da vida por ler que o Jailbreak finalmente chegou no iOS 7, que pode salvar muito aparelho que ainda estava na versão antiga do sistema operacional móvel da Apple. Porém, alguns problemas apareceram pouco tempo depois do novo Jailbreak e estes problemas são bem graves.

Jailbreak para o iOS 7
Jailbreak para o iOS 7

O que é o Jailbreak?

O Jailbreak é uma forma de pular as limitações do iOS e entregar mais recursos ou até customizar por completo o aparelho. O Jailbreak sempre foi uma forma bastante interessante de criar novas ferramentas, como a central de notificações e o multi tarefas nasceram dentro de alterações que o Jailbreak permite, junto com a loja de apps chamada de Cydia. Isso não é pirataria e a Apple está tão ciente disso, que olha as novidades que ficam famosas por lá e acaba trazendo tudo para o iOS oficial. Em outras palavras, o Jailbreak permite que tudo que a Apple não quer que entre no iPhone, iPod Touch ou iPad, entre. É como o root para os aparelhos Android.

Na parte de customização, o Jailbreak permite que você troque não somente o papel de parede, mas os ícones, a forma de desbloqueio da tela e praticamente qualquer coisa visual do aparelho. Tudo isso vem pronto em temas, ou você pode criar o seu.

Por que o Jailbreak do iOS 7 não é seguro?

O evad3rs, grupo bastante famoso de hackers do mundo do iOS, liberou o primeiro Jailbreak bacana e que funciona para o iOS 7, versão mais recente do sistema operacional da Apple. Pouco tempo depois - questão de horas - o responsável pelo Cydia, conhecido como Saurik, afirmou que não tinha qualquer conhecimento deste Jailbreak e que sua loja sequer estava preparada para ele, muito menos preparada para funcionar perfeitamente nos aparelhos com processador de 64 bits (iPhone 5S, iPad Mini Retina e iPad Air).

Além disso, foi encontrada uma App Store diferente da App Store da Apple, quando o aparelho está com o idioma chinês. O problema não está bem na existência da loja, mas no que ela está distribuindo: apps e games piratas. O Cydia é uma loja alternativa à App Store, mas não distribui nada pirata. Depois das acusações de Saurik, o evad3rs publicou uma nota afirmando que uma empresa chinesa, chamada de Taig, havia assinado um acordo para a criação desta loja no novo Jailbreak, prometendo que nada pirata chegasse perto de lá. Mentiram - ou não, vai saber.

Para piorar a situação, há indícios de que esta loja está coletando dados dos usuários (como contatos da agenda, conversas de apps como WhatsApp...) e enviando tudo para um servidor na nuvem - afinal, o Jailbreak libera acesso irrestrito para qualquer app ou usuário. É só saber onde você quer chegar e tudo está nas mãos. Enfim, pode existir uma pessoa que está com os dados de quem fez o Jailbreak. Dados que vão muito além do número de telefone da namorada.

Então o Jailbreak do iOS 7 é seguro?

NÃO! Não podemos assegurar que este Jailbreak pode ser seguro, de forma alguma. Os grupos de hackers estavam criando uma ótima forma de espalhar o Jailbreak (o primeiro iPhone só foi vendido no Brasil, de forma não oficial, graças ao Jailbreak que desbloqueava os aparelhos comprados nos Estados Unidos. A Apple nunca lançou este iPhone por aqui, mas muitos foram ativados em operadoras brasileiras) e estragaram a credibilidade com um acordo financeiro com a tal Taig. Se eles sabiam dos riscos ao assinar o acordo e receber a grana, o que mais poderemos encontrar de falha de segurança? Primeiro uma loja de apps alternativa que "ninguém sabia que estava lá", depois coleta de dados dos aparelhos. Qual será a próxima novidade? Você realmente confiaria seus dados (telefone, dados bancários, conversas, fotos, vídeos...) em um Jailbreak que nem diz com clareza o que está lá?

Porque liberar o Jailbreak tão antes do iOS 7.1?

Aparentemente a resposta é: dinheiro. A tal empresa chinesa pode ter pressionado o evad3rs para lançar o Jailbreak sem muitos testes de segurança. Esta pressa pode estar dentro do contrato que libera muitos dinheiros para o grupo - e isso, bem, ninguém gosta de não receber. O lançamento do Jailbreak quase que junto do iOS 7.1 (que já está na segunda versão beta para desenvolvedores) pode arruinar o Jailbreak e dificultar o lançamento do Jailbreak para o iOS 7.1.

O motivo? É que a Apple pode olhar qual foi a brecha explorada pelo evad3rs e fechar a falha. Isso aumenta a dificuldade do trabalho que o grupo terá para encontrar mais uma destas falhas e liberar o Jailbreak em pouco tempo.

Ok, mesmo assim eu quero o Jailbreak!

Ok, use o Google. Não informaremos como fazer este Jailbreak até que ele esteja seguro e sem surpresas desagradáveis que deixam o mundo do Jailbreak em dúvida.

Ah, o evad3rs publicou uma carta aberta à comunidade onde explica tudo o que aconteceu - em inglês. Utilizamos ela como base para a nossa explicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip