Atualização do Windows 10 impediu alguns usuários de acessar a internet

(Foto: Reprodução)

Atualização do Windows 10 impediu alguns usuários de acessar a internet

É possível que você tenha tido problemas para acessar a internet a partir de um PC com Windows 10 nos últimos dias. Se isso aconteceu, saiba que não foi só com você. Uma atualização do sistema operacional da Microsoft parece ter bloqueado a conexão de diversos usuários.

Ainda não se sabe qual das atualizações automáticas do Windows 10 fez isso, mas o site Ars Technica indica que deve ter sido a KB3201845, distribuída em 9 de dezembro. Um bug nesse update fez com que o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) parasse de funcionar.

Esse protocolo é o que permite que o computador seja capaz de adquirir um endereço de IP da rede para fazer a conexão. Sem ele, o PC não pode se conectar à web nem por Wi-Fi e nem por cabo. A Microsoft já liberou uma atualização nesta semana que corrige o problema.

Como resolver

Se você ainda não recebeu o patch de correção, saiba que é possível arrumar uma solução temporária manualmente. No seu PC com Windows 10, vá até o Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador. Por fim, clique com o botão direito na conexão de rede ativa (seja por cabo ou Wi-Fi) e clique em Propriedades.

Na janela que se abre, procure por uma caixa de seleção que diga "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)". Não desmarque a caixa, mas clique nessa opção e depois em "Propriedades" logo abaixo. Nessa nova janela, você verá na parte de baixo duas opções: obter o DNS automaticamente ou usar um servidor preferencial.

Normalmente, a primeira opção vem marcada por padrão, e é aí onde está o problema. Marque a opção abaixo, "Usar os seguintes endereços de servidor DNS", para inserir um provedor manualmente. Se você já conhecer algum endereço de DNS, use-o. Se não, uma boa pedida é o servidor do Google.

Na caixa de texto que indica "Servidor DNS preferencial", insira os seguintes números: 8.8.8.8. No campo abaixo, insira o DNS alternativo do Google, que é 8.8.4.4. Clique em OK para finalizar o processo e pronto. Sua conexão com a internet deve voltar imediatamente.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha