Google remove remotamente aplicativos de celulares Android

Por IDG News Service

Publicada em 25 de junho de 2010 às 14h29

Essa não é a primeira vez que a empresa toma tal atitude, mas comunicar a ação no blog corporativo é algo inédito.

A Google divulgou na quinta-feira (24/06), em seublog, a remoção de dois aplicativos para celulares com Android que não estavam de acordo com os termos de sua loja virtual.

Um dos programas tinha em sua descrição: "para fins de pesquisa". Segundo Rich Cannings, chefe da equipe de segurança para Android, a informação deturpou sua verdadeira função, o que encorajava os usuários a baixarem o programa.

Apesar de não acessar dados privados ou agir de modo malicioso, o aplicativo era inútil, motivo pelo qual logo após ser baixado ele já era desinstalado pela maioria dos usuários, disse o executivo.

O autor do programa já havia retirado sua criação da Android Market, mas a Google decidiu apagá-la remotamente de todos os celulares em que estava presente. Logo depois, a empresa notificou os usuários sobre sua ação.

Não está claro por que a Google resolveu discutir a remoção publicamente a partir de seu blog. Ano passado, em um acordo com a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), a empresa resolveu retirar cerca de 1% de todas as aplicações de sua loja virtual, por não respeitarem as regras estabelecidas. Nesse caso, não houve nenhum comunicado oficial em sua página.

"Estamos, simplesmente, destacando uma característica do modelo de segurança que adotamos para o Android", afirmou o porta-voz da companhia.

Privacidade
O informe no blog surge um dia depois de um estudo ressaltar o grande número de aplicativos maliciosos existentes no Android Market; mais da metade deles seriam suspeitos, atesta a pesquisa da SMobile. O relatório classificou como duvidoso qualquer programa que pedisse permissão para acessar dois ou mais tipos de dados pessoais.

Continuação da página anterior

Em resposta, a Google ressaltou que os usuários têm controle sobre quais serviços podem acessar suas informações, já que são eles que autorizam tal comportamento no momento em que o download é feito. A empresa também reiterou que pode, e vai, desabilitar os aplicativos maliciosos.

No comunicado da quinta-feira, assinado por Cannings, a Google propagandeia sua habilidade de remover remotamente programas do Android. "Em casos de emergência, um aplicativo perigoso pode ser removido completamente de forma rápida e definitiva, a fim de evitar que os usuários sejam expostos a ele. Ao mesmo tempo que desejamos não ter que tomar uma atitude drástica como essa, sabemos que temos essa habilidade", avisa.

Os usuários estão cientes desta possibilidade desde que o primeiro celular com Android foi lançado, pois isso está descrito nos termos de serviço do software. Isso evitou que uma polêmica maior surgisse, como a que ocorreu com o lançamento do iPhone, pois a Apple não foi transparente nesse sentido e demorou alguns dias antes que um desenvolvedor descobrisse a cláusula.

(Nancy Gohring)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip