EUA quer que a Huawei e ZTE saiam do país

China O governo norte-americano quer as duas maiores empresas de telefonia da China longe de seu país, com medo de que a Huawei e a ZTE trabalhem como espiãs dos asiáticos. É o que revela o esboço de um documento a ser divulgado nesta segunda-feira, 8, pelo Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA.

O texto, adiantado pela Reuters, mostra que os departamentos de inteligência estão atentos ao crescimento das duas companhias nos EUA e pretendem informar ao setor privado sobre as suspeitas de espionagem - que resultam de uma investigação de 11 meses.

A Huawei é a segunda maior fabricante de roteadores e equipamentos de telefonia, em termos de receita, perdendo apenas para a Ericsson - já a ZTE aparece em quinto. No setor de telefonia móvel, a ZTE é a quarta e a Huawei, a sexta.

Os Estados Unidos são um mercado importante para ambas, representando 4% das vendas da Huawei e algo entre 2% e 3% da ZTE. A maior parte das vendas é feita por meio das operadoras locais, como Verizon, T-Mobile e Sprint.

Autoridades norte-americanas de inteligência denunciaram publicamente a China como país mais ativo do mundo da espionagem económica contra os Estados Unidos. E há casos que corroboram as suspeitas, como o da Cisco, que encerrou contratos com a ZTE após investigação interna concluir que a chinesa estava vendendo suas tecnologias ao Irã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip