Snowden cria acessório anti-espionagem para iPhone

Não seja espionado de bobeira

Lembra do Edward Snowden? Ele vazou em 2013 diversos documentos confidenciais da Agência Nacional de Segurança, a NSA (sigla em inglês), dos Estados Unidos. Desde então, ele recebe asilo da Rússia por ser perseguido pelo governo americano.


Para quem acha que ele estaria parado, bem, está enganado. Sabemos como grandões da tecnologia estão preocupados com segurança e com a questão da espionagem – ainda mais sobre eles. O próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, esteve envolvido em um episódio recente sobre se proteger contra espionagem. Ele deixa a câmera frontal do seu MacBook Pro tampado com uma fita adesiva.Preocupado com alguma coisa, Zuck?
Mas o que está fazendo Edward Snowden?


Edward Snowden está atualmente trabalhando com um hacker de hardware conhecido como Andrew “Bunnie” Huang no desenvolvimento de uma case para iPhone que avisa quando alguém estiver tentando espionar pelo seu celular.

O ex-funcionário da NSA apresentou o conceito e o protótipo para o Laboratório de Mídia do MIT por um stream de vídeo. O site Wired descreve como o aparelho deve funcionar.

A princípio, a case se conecta ao iPhone pela porta do cartão SIM e, com acesso à placa lógica do aparelho, detecta sinais elétricos das duas antenas do smartphone, lendo todos os sinais de rádio, como celular, Wi-Fi, Bluetooth e GPS emitidos e recebidos. Então, a case avisa em uma tela monocromática se o iPhone está recebendo ou enviando sinais não-desejados pelo usuário.

Para quem espera que Edward Snowden entre no mercado de acessórios de iPhone está bem enganado. A case para privacidade no iPhone é apenas um protótipo que deve receber uma versão usável no ano que vem. A intenção deste acessório é oferecer segurança aos jornalistas e às redações quando estiverem fazendo uma matéria mais polêmica.

Caso queira saber mais, há detalhes técnicos em inglês de como funciona esse bloqueador para iPhone aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip