Se você tem um cabo de TV que atravessa cômodos, tem um tesouro: como transformá-lo em rede de internet de alta velocidade

Aprende truques para levar internet para toda a casa

Quando se trata de levar Internet à todas as divisões da casa, o ideal é ter uma boa instalação "standard" baseada em cabos Ethernet, mas, como nem sempre é possível tê-la, o mais comum é que sistemas sem fio Wi-Fi, mais fáceis e rápidos de usar.

Também podemos preferir usar uma conexão com fio utilizando os recursos que já implantamos e instalamos em casa. Para isso, podemos optar pelos populares adaptadores PLC que utilizam a rede elétrica doméstica para enviar as informações, ou outra opção menos conhecida que se baseia na utilização de cabos coaxiais clássicos.


Usando o cabo da antena para levar Internet aos quartos


Muitas casas atuais possuem alguma instalação interna com a qual conseguem transportar o sinal de televisão TDT da antena externa para um ou mais cômodos da casa por meio de cabos que atravessam os diferentes espaços. São cabos coaxiais, que também foram usados ​​por algumas operadoras de telefonia para levar Internet às nossas casas antes da imposição da fibra óptica.


A ideia é poder aproveitar estes cabos, que muitas vezes ligam diretamente vários quartos à sala para ter mais um meio físico para transportar a Internet. E para isso existe no mercado uma série de adaptadores Ethernet coaxiais que podem criar uma rede local sem a necessidade de implantação de novos cabos, conseguindo assim uma espécie de extensor ponto a ponto que chega a diferentes salas

.


Esses adaptadores são normalmente dispositivos pequenos e compactos do tamanho de um PLC e praticamente não oferecem opções de configuração ou gerenciamento. Eles apenas conectam na eletricidade e pronto, eles devem começar a desempenhar sua função.

Existem modelos com diferentes capacidades de transmissão, sendo os mais comuns aqueles que se limitam a uma ligação Ethernet de 100 Mbps (que posteriormente sincronizará a uma velocidade inferior devido a perdas) e que se destinam às instalações de câmeras ou equipamentos de segurança e não requerem muita banda larga, embora sejam mais que suficientes para a maioria das atividades, como navegar, reproduzir vídeos Full HD, jogar, etc.

Além disso, existem também modelos mais avançados que prometem maiores velocidades de sincronização e transmissão de dados com cifras que ultrapassam o gigabit e que em alguns equipamentos específicos chegam a 2,5 Gbps, por isso são recomendados para usos intensivos da rede quando queremos movimentar frequentemente grandes quantidades de dados.
O que devo considerar antes de comprar um desses adaptadores?



A principal desvantagem desses dispositivos é que nem todas as residências estão preparadas para que funcionem corretamente, pois precisamos de fiação coaxial direta entre as duas extremidades da rede que vamos criar. Se houver divisores de sinal, amplificadores e similares, algo muito típico para levar o sinal de TV para diferentes áreas da casa, o desempenho pode diminuir consideravelmente ou podemos não conseguir estabelecer a rede Ethernet.

Portanto, antes de comprar qualquer coisa, é aconselhável revisar a instalação e verificar se entre as salas onde queremos transportar o sinal temos fiação direta, sem divisões ou outros equipamentos intermediários que possam atrapalhar a rede Ethernet. E se necessário, se pudermos, é aconselhável retirar esses divisores para evitar perdas de sinal.

Também é preciso pensar no tipo de uso do adaptador, pois existem modelos projetados especificamente para transmitir o sinal de câmeras de segurança IP que são mais baratos, mas oferecem menos recursos. Se quisermos uma rede Ethernet de última geração teremos que procurar um adaptador voltado para esse tipo de uso, o que aumentará seu preço.

Também é aconselhável avaliarmos previamente quantos conectores precisaremos. Existem modelos com uma única tomada coaxial em cada adaptador e outros que permitem várias tomadas para, por exemplo, transportar, além do sinal Ethernet, o sinal de televisão para a sala em simultâneo caso queiramos continuar a ter acesso à TDT em todo o casa.

Também é comum que sejam incluídos alguns sistemas de filtragem de interferências de outros serviços que possam estar utilizando o mesmo cabo coaxial, como moden a cabo de algumas operadoras de telefonia. Se tivermos um destes, será uma boa ideia termos este tipo de filtros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip