Firefox OS vai rodar apps de iOS e Android

O Firefox OS, sistema móvel produzido pelo time da Mozilla, vai rodar apps desenvolvidos para as plataformas móveis Android e iOS.

Cerca de 75% dos programas desenvolvidos para as duas plataformas são escritos em HTML5. E como o Firefox OS tem capacidade nativa para rodar programas feitos nessa linguagem, os desenvolvedores poderão portar, com facilidade, os apps para a plataforma da Mozilla.

Em entrevista ao site TechRadar, o diretor de produtos e inovações da Telefônica, Carlos Domingo, explicou que essa compatibilidade ajudará o Firefox OS a ter muitas aplicações assim que chegar ao mercado brasileiro – em meados do próximo ano.

A Telefônica é parceira da Mozilla no desenvolvimento do sistema operacional. E o primeiros aparelhos que chegarão ao mercado deverão ser da TCL Communication Technology (com a marca Alcatel One Touch) e da ZTE. Ambos terão processadores Snapdragon, da Qualcomm.

O Firefox OS usa o Linux como estrutura, assim como o Android. Contudo, ele será mais aberto aos desenvolvedores, já que vai rodar, além do HTML, o padrão  CSS3, tornando a integração entre o sistema e soluções web mais simples. Assim, a Mozilla pretende atrair desenvolvedores, criar um grande ecossistema de apps rapidamente e ser uma espécie de terceira via em relação ao Android e ao iOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip