outras maneiras de acessar o Google Play

Outras maneiras além do Google Play de instalar aplicativos no Android

Aprenda a liberar instalação de aplicativos fora do Google Play, baixar arquivos APK da loja do Google ou instalar vários aplicativos de uma só vez via conexão USB pelo PC

Por Ricardo em 08/Abr/2013


Não é a toa que o Android segue ganhando mercado e já é o sistema mais usado no mundo. O Android foi construído de forma a ser prático. E praticidade não combina com travas, grades e fechaduras. Por ser um sistema mais aberto, passível de ser mexido por qualquer um que tenha algum conhecimento.

Isso fez o sistema conquistar muitos desenvolvedores, que por sua vez atraiu muitos usuários que se sentiam seguros de investir num smartphone Android, já que a loja do Google possui uma grande oferta de aplicativos. E justamente por ser prático a desenvolvedores, incluindo algumas funções presentes nas configurações do sistema, que facilita a vida mesmo para quem não é desenvolvedor.

Por exemplo, você não está restrito a loja Google Play como único lugar para obter aplicativos. É possível instalar os arquivos .APK que você tenha no cartão SD, ou mesmo que tenha recebido pelo email. Arquivos APK's são os equivalentes executáveis do Windows, por exemplo. O arquivo APK é um pacote com o aplicativo propriamente dito, cuja instalação fica nas mãos do instalador do sistema.

Embora o Android permita que se instale aplicativos fora da loja, essa opção vem desativada por padrão no menu de configurações e, claro, por questões referente a segurança. Aqui vamos ensinar como habilitar essa opção para que você possa instalar diretamente arquivos APK's, além de uma forma de obter os arquivos APK's para backup diretamente pelo browser e instalação via conexão PC-USB.

Autorizando a instalação de aplicativos fora do Google Play

O procedimento aqui citado é bem simples e está presente em todos os smartphones cujo Android não tenha recebido modificações profundas do fabricante. O primeiro passo é acessar as configurações do Android.

Nesse ponto pode haver alguma diferença entre um modelo e outro, devido as modificações impostas pelo fabricante ou alguma característica do laucher, portanto vamos pelo caminho mais fácil, embora mais demorado.

Acesse o menu de aplicativos, e procure o ítem "Configurações". Toque no aplicativo e você será levado a uma tela com várias categorias. De acordo com a versão do Android, o ítem que procuramos pode estar localizado em outro lugar.

Do Android 1.6 (Cupcake) até o 2.3 (Gingerbread), você deve acessar a opção "Aplicativos" e marcar a caixa de seleção "Fontes desconhecidas". Para versões acima do Gingerbread, procure o ítem "Segurança" e após, "Fontes desconhecidas", marcando a caixa de seleção correspondente.

Pronto, a partir desse ponto, você já é capaz de instalar aplicativos obtidos de fora do Google Play. Você pode usar um gerenciador de arquivos, como o Astro FileManager para navegar no conteúdo do cartão SD e instalar o aplicativo diretamente clicando sobre o arquivo APK. Caso não possua nenhum arquivo APK, experimente usar programas de backup, como o App Monster.

É importante manter backup pelo menos dos aplicativos que mais usa. Por exemplo, em caso de uma atualização disponibilizada pelo desenvolvedor que apresente bugs, você pode restaurar a versão anterior que funcionava bem. Mas você também pode usar outro meio para obter APK's diretamente pelo Google Play, sem nem mesmo usar seu Android. Para saber como, basta continuar lendo!

Obtendo arquivos de aplicativos do Google Play pelo navegador Chrome no PC

Para esse procedimento, é necessário que você obtenha a ID de serviço Google do dispositivo. Instale o aplicativo Device ID no seu Android. Reserve e passe para o computador. Abra qualquer outro navegador menos o Chrome para baixar a extensão necessária para o procedimento.

O Google Chrome dificulta a instalação de aplicativos fora da Chrome Store. Por isso o procedimento de instalação da extensão será feita de forma diferente. Abra o Chrome e o explorador de arquivos no lugar onde você salvou a extensão. Mantenha as janelas do Chrome e do explorador lado a lado ou sobreposta para que possa arrastar o arquivo até a janela do Chrome.

No Chrome, acesse as opções do navegador (botão no canto superior direito), Ferramentas>Extensões. Mantenha a aba de extensões aberta junto com o explorador e arraste o arquivo até a aba de extensões, como mostra a imagem.

Após fazer isso, a extensão estará instalada. Basta procurá-la na lista. Pouco abaixo da extensão, você verá um link para as opções do programa. Clicando nele você será levado a uma aba para preencher com as informações de email, senha e o device id.

Preencha os dados. O email a ser preenchido deve ser o mesmo que usou para cadastrar seu Android, ou seja, a conta de email principal no seu dispositivo que te permite acessar o Google Play.

No campo senha, digite a senha do seu endereço de email. Caso sua conta possua autenticação em duas fases, você deverá usar uma senha para o aplicativo. Leia mais abaixo para ver como criar uma senha única para a extensão.

Mais abaixo, no campo Android Device ID, você deve digitar o número que aparece no aplicativo Device ID. Pegue seu aparelho e abra o aplicativo. Digite os dados referente a ID. Clique no botão Login.

A partir desse momento, você já conseguirá baixar os arquivos APK's dos aplicativos diretamente pelo Google Play.

Autenticação de duas fases

Se você não faz uso da autenticação de duas fases, pode pular esse ponto. Para gerar uma senha única que será usada na extensão, acesse a sua conta de email pelo navegador do PC. Acesse as configurações de sua conta, clicando na seta ao lado de sua foto no canto superior direito, e depois em Conta.

Clique na opção Segurança. Em "Verificação em duas etapas", clique em Configurações. Vai ser necessário autenticar-se novamente.

Clique no link "Gerenciar senhas de aplicativos". Na nova tela, procure o campo para adicionar senha para um novo aplicativo. Dê um nome e clique em gerar. Copie a senha antes de clicar no botão Concluído.

Agora basta usar sua senha gerada para o APK Downloader, juntamente com o endereço de email e o device id do dispositivo. Prencha os valores e clique em Login. A partir desse momento você já consegue baixar os arquivos APK diretamente pelo Google Play.

Baixando arquivos APK dos aplicativos pelo Google Play

Abra o Google Play no browser. Navegue até o aplicativo que gostaria de ter backup, e clique no botão com ícone da loja do Google no canto direito na barra de endereços, como mostra a imagem. Na janela que abrir, selecione um local para salvar o arquivo.

Com isso, fica mais fácil manter backup dos aplicativos que mais gosta. Em caso de ter que restaurar o smartphone para o estado de fábrica. Com os arquivos APK's você sequer precisa ter acesso a internet no Android para instalar os aplicativos.

Você poderá usar o cabo USB para transferir os arquivos para o cartão de memória do aparelho, e usar um gerenciador de arquivos no Android. Ou, você pode usar outro método e instalar vários APK's de uma só vez no seu Android, poupando-lhe muito tempo. Se quer saber como, continue lendo.

Instalando vários aplicativos de uma só vez via cabo USB

Se paciência não é a sua melhor qualidade ou tem um espírito prático, existe um jeito de você instalar aplicativos no Android conectado via USB no Windows. E o melhor é que dá para instalar vários APK's de uma só vez. Isso realmente poupa bastante tempo, principalmente depois de um factory reset e você quer deixar seu Android do jeito que estava antes.

Primeiro, é necessário que os drivers do seu dispositivo estejam instalados. Normalmente, os drivers são instalados quando o programa de gerenciamento de seu aparelho é instalado. Cada fabricante tem o seu programa específico para a tarefa, e estes podem geralmente ser encontrados no site do fabricante.

Após os drivers estarem corretamente instalados no PC, é necessário que você habilite a opção Depuração USB no Android. Acesse as configurações do Android. Nas versões 1.6 até 2.2, vá em Aplicativos>Desenvolvimento. Versões do Android posteriores, procure o ítem Opções do desenvolvedor. Marque a caixa Depuração USB.

Com os drivers corretamente instalados, você vai precisar de outro programa que fará a mágica de instalar os aplicativos no Android via USB. E em lote!. Baixe e instale o Android Injector. Abra o programa. Você vai ver uma simpática interface que lembra um smartphone. Na parte inferior, existem algumas opções. Clique em Select file(s).

Selecione os arquivos no formato APK que tenha baixado do Google Play para o seu computador, com o método anterior citado mais acima, por exemplo. Você pode selecionar vários aplicativos de uma vez, mantendo a tecla Ctrl pressionada e marcar os APK's que deseja, ou arrastar e soltar os arquivos para a interface do programa.

Pronto. Basta clicar no botão Install e a instalação começará. O software vai instalar os APK's um a um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip