Aplicativo envia mensagens codificadas que se destroem após leitura

Confide


Um aplicativo de mensagens disponível para celulares e tablets com iOS quer ser o que o Snapchat é para fotos, mas adicionando uma camada extra de segurança. Trata-se do Confide, software gratuito que promete enviar correspondências totalmente confidenciais, que se autodestroem após a leitura e são à prova de screenshots.

Para evitar capturas, o Confite oculta completamente os textos. Para revela-los, é preciso passar o dedo sobre as linhas, que voltam a desaparecer assim que o usuário quebra o contato com a tela. Assim como no Snapchat, eventuais tentativas de screenshots são informadas ao remetente, que também recebe notificações de leitura.

Assim que o usuário chega ao fim da mensagem, ela é deletada automaticamente, desaparecendo completamente do aparelho. De forma a completar a segurança do Confide, o cadastro é feito com o uso de um email, e não do Facebook, e os criadores aconselham que uma conta seja criada exclusivamente para uso com o serviço.

O ex-executivo da AOL Jon Brod é um dos criadores do Confide. Em entrevista ao site GigaOm, ele afirmou que o app foi idealizado para uso profissional, permitindo que conversas privadas sejam travadas de forma sigilosa e sem deixar vestígio algum. Há, também, uma preocupação com segurança, principalmente após a onda de espionagem revelada recentemente por Edward Snowden.

Ele conta que a ideia surgiu enquanto tentava travar uma conversa com um colega de trabalho sobre uma terceira pessoa sem que ela fosse citada por nome. O papo levou seis dias para acontecer devido às agendas cheias dos envolvidos, que não encontravam tempo para se encontrarem. Levar esses encontros restritos para a internet é o objetivo por trás do Confide.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip