Google testa novo design para buscas mobile

A Google está testando uma nova interface para seu motor de buscas mobile, mais especificamente na versão utilizada a partir de navegadores. A empresa parece disposta a adotar linhas semelhantes às vistas no Pixel Launcher, que acompanha o lançamento de uma nova versão do Android, apostando em linhas circulares e sem bordas laterais para a interface do serviço.


A principal mudança acontece na parte superior da tela, onde o doodle passará a ganhar lugar de destaque. O tradicional logo do Google, então, passa a ocupar um espaço à esquerda do campo de pesquisas, que troca as margens quadradas por um formato mais arredondado e limpo, com uma lupa azul e o botão de limpar em preto, ambos com o mesmo funcionamento atual.


Logo abaixo, mais mudanças, com as opções de pesquisa aparecendo sem bordas laterais, de forma a solidificar a ideia de que, ali, existem mais opções a serem utilizadas. Os limites também desaparecem nas partes superior e inferior das opções, deixando-as “soltas” na interface, logo abaixo do campo de pesquisa e acima do quadro que exibe dicas para uma busca melhor.
Nova interface de buscas (à direita) emula mudanças de design do Android P (Imagem: Reprodução/Phone Arena)

Nos resultados de pesquisa, entretanto, poucas alterações. O Google continua dedicando um espaço para os vídeos e exibe também links mais específicos quando sites de maior destaque aparecem como resultados preferenciais. O menu hambúrguer da parte superior também permanece no local, apesar de, agora, ganhar um pouco mais de destaque com as cores sólidas que levam o olhar diretamente ao doodle.

Por enquanto, o novo design está sendo testado por um grupo de usuários selecionados, aparentemente de forma aleatória, somente na Suécia. A Google não se pronunciou sobre o assunto nem disse quanto as mudanças serão liberadas para todos. É tradicional, porém, que a empresa aplique as mudanças visuais de uma nova versão do Android também a outros recursos mobile, de forma a gerar uma unidade de design entre todos os seus produtos. Com a atualização do sistema operacional prevista ainda para este mês, mesmo que para poucos, as mudanças gerais também não devem demorar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip