Telefónica interessada na compra da Oi


A empresa de telecomunicações espanhola está a ponderar avançar com uma proposta pela sua rival brasileira Oi, como parte do seu plano de reestruturação e de renovação dos ativos


A espanhola Telefónica poderá avançar com a compra total ou parcial da Oi - detida em parte pela Pharol -, avaliada em 6 mil milhões de euros e que passa por uma situação financeira delicada, segundo o jornal espanhol El Confidencial.

A Telefónica terá já contactado o banco norte-americano Morgan Stanley para mediar a compra da sua concorrente brasileira, adiantou o jornal, que no segundo trimestre deste ano apresentou prejuízos de 353 milhões de euros. A empresa tem-se tentado reerguer depois da falência e posterior recuperação judicial em 2016. Na altura a dívida da Oi ascendia aos 17 mil milhões de euros.

O regulador brasileiro Anatel afirmou recentemente que o Governo brasileiro não iria intervir para apoiar a Oi.

O facto de a Telefónica poder reforçar a sua posição de maior "player" no mercado brasileiro não é vista com bons olhos pela Anatel, que poderia bloquear uma compra total. A ideia da Oi poderia passar por vender apenas o seu negócio de torres e os seus "data centre".

Na semana passada o Governo brasileiro aprovou uma nova lei no ramo das telecomunicações, chamada PLC 79, que reduz as restrições das operadoras para venderem os seus ativos.

A Telefónica está presente no Brasil através da Vivo, uma empresa que surgiu a partir da Telesp Celular, comprada pela Portugal Telecom e pela Telefónica, em 1998. A parceria das duas empresas no Brasil terminou em 2010, quando a Telefónica comprou a participação da PT na Vivo por 6,5 mil milhões de euros.

A Oi tem 18% da quota de mercado no Brasil – a quarta maior do país – atrás da Vivo, da TIM e da Claro.
A Telefónica tem vindo a elaborar um plano de reestruturação que passará pela redução de custos. Este mês, anunciou que pretendia uma grande redução do número de trabalhadores através de um plano de reformas voluntárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip