Pular para o conteúdo principal

12 gestos que podem melhorar sua experiência de uso com o Android

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o Android é um sistema completo e cheio de recursos escondidos. Algum podem ser encontrados com alguns truques, enquanto outros funcionam a partir de gestos simples que o usuário pode executar facilmente. Neste artigo, você irá conhecer 12 formas de otimizar sua experiência com o sistema operacional através de gestos. 

  1. 1. Pressione e deslize as notificações

Muitos usuários já sabem que deslizar uma notificação para esquerda ou direita faz com que a mesma seja deletada. Contudo, outras ações podem ser executadas a partir do momento em que as mesmas são pressionadas por alguns segundos. Faça o teste: pressione uma notificação e, em seguida, clique em um dos ícones que irão aparecer no canto direito.

Em algumas notificações, o ícone da engrenagem leva o usuário até as configurações do aplicativo que emitiu tal notificação. Por padrão o sistema sempre apresenta o ícone de informação (i), permitindo que as configurações gerais do sistema sejam acessadas. Através dessas configurações é possível bloquear notificações de determinados apps, desativar permissões de uso do sistema e outras possibilidades.



  1.  
  1. Você pode bloquear uma notificação pressionando-a na barra de notificações  

  1. 2. Deslize com dois dedos para acessar os atalhos do sistema

  1. Esse truque funciona desde a versão Jelly Bean, mas vale a pena relembrá-lo. Para driblar as notificações e acessar a central de atalhos rápidos do sistema basta deslizar com dois dedos a partir da parte superior da tela para baixo. Ao invés de fazer o movimento convencional por duas vezes, passando pelas notificações de apps, o usuário acessará rapidamente os atalhos das configurações básicas do Android.
  2.  
  3.   
  1.  Deslize com os dois dedos a partir da parte superior da tela para acessar os atalhos do sistema

3. Duplo clique para selecionar palavras

Acredito que todos nós já usamos o recurso de copiar e colar do Android. Contudo, poucos sabem que a partir do Android 6.0 Marshmallow essa função foi otimizada e oferece opções que vão além do bom e velho Ctrl+C. Você pode selecionar uma palavra, frase ou texto a partir de um clique duplo em cima da seleção ou pressionando-a por alguns segundos.

Notem que uma caixa será exibida na parte de cima com algumas opções. Se você selecionar pequenos trechos, poderá fazer uma pesquisa desses termos na busca do Google sem precisar abandonar a tela em aberto, por exemplo. É possível compartilhar a parte copiada, copiar, colar e até consultar o Google

Assistant para mais informações
  1. .  
  1. Selecione, pesquise e consulte palavras rapidamente com o duplo clique 

4. Acesse o modo de segurança com um clique

Você sabe o que é o modo de segurança? Resumidamente, esse modo inicia o aparelho sem os aplicativos que você instalou, como se o mesmo tivesse sido formatado. Essa opção é ideal para quem está com problemas com algum app, ou no próprio sistema, e deseja fazer alguns reparos. Acessar o modo de segurança é bem mais fácil do que você imagina.

Primeiramente, pressione o botão de energia (Power) do seu Android por alguns segundos. Assim que o pop up com as opções de desligamento aparecer clique e segure a opção "Desligar" até que um novo pop up seja exibido. Pronto! A opção seguinte permitirá que você reinicie o dispositivo no modo de segurança.

  1.   
  1. Acesse o modo de segurança com um clique



5. Navegando pelas abas do Chrome

Você é daqueles que deixa inúmeras abas do Chrome abertas? Então, saiba que existe um jeito muito fácil para navegar entre elas através de gestos. O primeiro deles é o gesto que alterna entre as páginas abertas, que funciona quando o botão que conta o número de abas é pressionado por alguns segundos. Pressione e puxe-o para baixo para ter acesso aos demais sites que estão em pausa.

Ah, e caso você ainda não saiba, basta deslizar as abas abertas nesse modo multi-janela para esquerda ou direita para fechá-las. Se você quiser fechar todas de uma vez só - e assim fugir dos gestos -, basta selecionar a opção "Fechar todas as guias" no menu do Chrome.


  Torne a navegação do Chrome mais rápida com essa dica




6. Pressione a barra de espaço do teclado e acesse o cursor

A versão mais atual do Android, e também do Teclado do Google, traz um recurso bem interessante para quem edita muitos documentos. Pressionando a barra de espaço desse teclado e deslizando para esquerda ou direita é possível mover rapidamente o cursor. Com isso, você poderá navegar mais rapidamente entre artigos e selecionar palavras mais facilmente.


 Pressionando e deslizando o dedo sobre a tecla de espaço no teclado, você move o cursor




7. Zoom em qualquer parte do sistema

Todo mundo sabe como funciona o zoom, certo? Basta dar um toque duplo em alguns sites, em imagens ou em conteúdos compatíveis, que a função é ativada. O movimento de pinça também executa esse recurso em redes sociais. Só que poucos sabem que no Android existe uma opção que pode ser ativada para que o zoom funcione em qualquer canto do sistema.

Habilite o recurso indo até: Configurações do sistema> Acessibilidade> Gestos de ampliação. Além de ajudar usuários com necessidades especiais, o zoom em qualquer parte do sistema e em qualquer tipo de conteúdo pode ser útil para quem usa o Android para trabalhar. Esse zoom pode ser ativado a partir de três toques em qualquer região da tela.


  1. O Zoom com o duplo toque é muito útil


8. Use o menor layout do Teclado do Google

Já falamos sobre essa dica do modo de digitação para uma mão do Teclado do Google. Ele é uma saída que muitas fabricantes encontraram para que seus usuários tenham uma usabilidade melhor com o sistema em aparelhos que contam com telas grandes. Você habilita esse recurso mantendo o botão Enter (enviar) pressionado por alguns segundos e escolhendo a opção que aparecerá acima do ícone de emojis.


  • O Teclado do Google tem uma opção para uso com uma mão



9. Segure e arraste para selecionar opções do menu

A maioria dos aplicativos que temos na Play Store conta com um menu interno que abre algumas configurações. Para que você não precise clicar neste menu e fazer um segundo clique até a opção desejada. saiba que existe um gesto específico que pode facilitar essa navegação. A escolha de itens do menu por gestos costuma funcionar em aplicativos do Google, como Gmail, Inbox e Chrome, por exemplo, mas você pode tentar em outros apps.

Selecione e pressione o menu do app - aquele com três pontos empilhados -, depois, arraste o dedo até a seleção desejada. Lembrando que você não pode tirar o dedo da tela durante esse caminho entre selecionar e encontrar a opção. Para ativar o item selecionado basta soltar o dedo da tela.


  1. Navegar pelo menu de aplicativos é mais fácil


10. Exclua um ícone diretamente da área de trabalho

Sabia que você pode excluir aplicativos direto das telas iniciais do sistema? Pois bem, basta pressionar qualquer app que esteja numa dessa telas e soltá-lo. Logo, um ícone de remoção aparecerá no canto superior de diversos softwares que estão instalados no sistema. Vale lembrar que aqueles que não podem ser removidos não contarão com essa opção.

Se o seu sistema não exibe esse recurso, você possivelmente terá que acessar as configurações de desenvolvedor para habilitá-lo. Descubra mais sobre esse menu do sistema no artigo abaixo:

  1. Desinstale aplicativos da tela do Android sem precisar ir até as configurações do sistema


11. Zoom no Google Maps

O Google Maps é uma das melhores ferramentas do Google e que, por sinal, está sempre à mão nas horas que mais precisamos. Se você tem um celular com uma tela grande demais ou não consegue manusear todas as áreas do mapa com muita facilidade, saiba que é possível usar o zoom nesses casos. Dê um duplo clique no mapa e continue navegando com apenas um dedo.

Esse zoom aproxima o mapa até a área selecionada e também é uma forma mais fácil de utilizar o serviço. Faça o teste aí no seu Maps - ah sim, funciona no iOS também.


          Com um clique duplo sua navegação pelo Maps ficará melhor


  1. 12. Crie seus próprios gestos


Como se não bastasse os recursos nativos que mostramos neste artigo, através de apps terceiros é possível configurar gestos personalizados. O meu favorito é o All in One Gestures, que cumpre bem esse papel de criar gestos para navegar pelo sistema a partir de escolhas do usuário.


  1. O All in One Gestures traz novos gestos ao Android

Configurar o All in One Gestures é uma tarefa agradável: basta selecionar os tipos de gestos e em quais áreas do sistema os comandos serão executados. O app roda em segundo plano então, obviamente, o consumo de bateria do dispositivo pode ser alterado. Mas, como sempre, vale a pena experimentar. All in One Gestures - Gestos

E aí, quais gestos você mais gostou ou quais irá utilizar a partir de agora?
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Os brasileiros precisam estar cada vez mais atentos com a segurança digital dos seus computadores e celulares. Um relatório da Norton by Symantec revela que o país é o terceiro com mais dispositivos infectados por hackers através de bots.
O país também se destacou como sendo o mais afetado da América Latina, com 37% dos equipamentos infectados. As cidades de São Paulo (36,3%), Rio de Janeiro (20,74%) e Curitiba (6,29%) concentram a maior parte das infecções no país. Além disso, a capital paulista é a segunda com o maior número de dispositivos infectados, ficando atrás somente da Cidade do México.

Veja as dez cidades brasileiras e da América Latina que mais sofrem ataques hackers:

Apenas em 2016, foram identificados mais de 6,7 milhões de dispositivos que foram adicionados à rede global de botnets – os bots são dispositivos conectados à internet infectados com malware que permitem que hackers assumam remotamente o controle de muitos dispositivos ao mesmo tempo –, sendo que mais de 689…

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

(Foto: Reprodução)
Como recuperar fotos apagadas do Instagram


Caso você tenha apagado uma foto bacana do Instagram e queira recuperá-la, existem duas possibilidades de fazer isso, embora nenhuma delas garanta que sua imagem será de fato recuperada.

Abaixo explicamos de duas maneiras como encontrar uma foto que você já postou no Instagram. Uma delas depende do Facebook, enquanto a outra aposta na câmera do seu smartphone para resgatar imagens antigas.

Pelo Facebook

Caso você tenha vinculado sua conta do Instagram ao Facebook e costume postar as fotos nas duas redes simultaneamente, é bem provável que a foto removida do Instagram também esteja no seu Facebook.

Para encontrá-la, entre no seu perfil na rede social de Zuckerberg e procure pelos álbuns de fotos. Um deles chama "Instagram Photos" e conta com todas as imagens enviadas ao Facebook por conta do Instagram. Lá dentro, é só procurar a foto que você quer no meio delas.

Nas fotos do seu smartphone

Caso você mantenha ativada a opçã…

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha

(Foto: Reprodução/Mashable)
GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha

A GoPro anunciou uma nova geração de sua tradicional câmera de ação. A Hero 6 Black chega para suceder a Hero 5 revelada no ano passado e traz uma série de novas capacidades para a câmera em termos de captura de imagem e conectividade.

Em termos de imagem, os usuários vão poder aproveitar a nova tecnologia para registrar vídeos em resolução 4K a uma taxa de 60 quadros por segundos. O modelo anterior só conseguia registrar 30 quadros por segundo nessa resolução. Além disso, quem preferir registrar vídeo em HD poderá aproveitar uma taxa de até 240 quadros por segundo, enquanto o antecessor só chegava a 120.

Já sobre conectividade, a chegada do suporte a redes Wi-Fi de 5 GHz será bem-vindo para quem já fez a transição para um roteador mais recente, com padrão 802.11ac. Isso pode permitir maiores taxas de transferência, o que é sempre uma boa notícia.

Outras mudanças incluem a melhoria na estabilização de ima…