Telecom na rede

Acessório sintonizador leva TV digital brasileira aos celulares Nokia

Produto estará disponível no país inicialmente em pacote com o N85; em 2010, ele será compatível com outros dois modelos da marca.

A Nokia resolveu levar a TV digital com sistema brasileiro para seus celulares, mas com estratégia diferente das concorrentes Samsung e LG. Em vez de lançar aparelhos com o chip integrado para captação do sinal de alta definição, a fabricante optou por entregar ao consumidor um receptor. Inicialmente, o acessório será vendido no país em um pacote com o terminal N85.

Batizado de SU-33Wb, o receptor do tamanho de um modem 3G foi anunciado na tarde desta quarta-feira (25/11), em Brasília, pelo presidente da Nokia Brasil, Almir Narcizo. O produto envia o sinal de TV digital ao celular via Bluetooth.

Por enquanto, o consumidor não poderá comprá-lo individualmente. A solução estará disponível em uma oferta empacotada com o terminal N85 para o Natal, que sairá por mil e 599 reais.

Narcizo explica que o celular N85 foi o eleito para se tornar TV digital por ser o modelo da marca que traz a melhor tela. O terminal vem com visor de 2,5 polegadas OLED e tecnologia Active Matrix, que segundo o executivo é ideal para rodar vídeo, jogos e navegar na internet.

A Nokia promete para o próximo ano compatibilidade do SU-33Wb com os modelos N97 e 5800 Comes With Music. O acessório também poderá ser comprado separadamente pelo site da fabricante e loja física, localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo. O preço será entre 150 e 200 reais.

Estratégia diferente

Segundo Narcizo, a Nokia aposta no crescimento da TV digital no Brasil e queria entrar nesse mercado com uma solução que gerasse ganho de escala.  Como a empresa já tem conversores no mercado externo baseados no padrão europeu, decidiu fazer uma adaptação da tecnologia para o sistema brasileiro.

O software para produção do SU-33Wb foi desenvolvido pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), localizado em Manaus. Pesquisadores do país desenvolveram um software que suporta o conversor. Não há nenhuma interatividade. O produto será fabricado na China e Narcizo diz que futuramente a solução poderá vir a ser produzida no país, caso os custos justifiquem.

Com outros países da América Latina estão aderindo ao padrão brasileiro de TV digital, a Nokia pretende levar o SU-33Wb para mercados vizinhos. A fabricante ainda não tem planos para ter um celular nacional com chip embarcado para captar o sinal de alta definição por causa dos custos.

"Estamos acompanhando as discussões do governo brasileiro para criação de um Processo Produtivo Básico (PPB), mas não temos nenhum projeto para fabricação local deste tipo de celular", diz Narcizo. A Nokia também ainda não tem planos levar a interatividade para seus terminais por meio do software Ginga.

Celular de baixo custo da Nokia com e-mail chega ao Brasil em 2010

Modelo faz parte da família S40, mais simples, virá com a ferramenta Nokia Messaging e terá preço entre R$ 149 e R$ 199.

Um celular de baixo custo com recursos para acesso a e-mail é uma das novidades que a Nokia está preparando para o mercado brasileiro no próximo ano.

O modelo popular faz parte da linha S40 e está previsto para chegar ao país no primeiro trimestre de 2010, anunciou o presidente da Nokia Brasil, Almir Narcizo. O preço do terminal deverá ficar entre 149 e 199 reais.

A linha S40 é composta por modelos mais simples, projetados pela Nokia  para atender mercados emergentes.

O aparelho deverá chegar às mãos do consumidor já com a ferramenta Nokia Messaging, que facilita o uso do correio eletrônico pelo celular. Deverá trazer também aplicações para comunicação instantânea, como Windows Live Messaging, Yahoo! Messaging e Google Talk.

Banda larga requerida
"Com esse modelo, muitos brasileiros vão ter o seu primeiro e-mail pelo celular", afirma o executivo. Mas, para ter esse serviço, o usuário terá de contratar um pacote de banda larga móvel ou acessar internet por redes Wi-Fi.

Segundo dados divulgados pela Nokia, menos de 6% dos usuários de terminais móveis no Brasil acessam o correio eletrônico pelo celular. A fabricante quer aumentar esse índice e vem investindo em aplicações que simplificam o acesso ao e-mail pelo terminal móvel.

Como parte dessa estratégia, a empresa lançou em julho deste ano no mercado brasileiro a ferramenta Nokia Messaging, que faz atualização automática de mensagens de diversos provedores, como os gratuitos Gmail, Yahoo, Live Hotmail e os pagos como o Terra.

Num primeiro momento, a aplicação chegou embutida no celular E75, mas também é compatível com outros modelos Nokia como 5320, 5800, 6210, 6220, E51, E61i, E63, E65, E66, E71 e N95.

Nokia oficializa lançamento dos celulares N78 e N95 8GB no Brasil

Novos aparelhos da Nokia têm câmera digital e suporte a Wi-Fi. Empresa também lança serviço de mapas com pagamento em reais.

destaque_88A Nokia anunciou, nesta quarta-feira (25/06), o lançamento dos celulares N95 8GB e N78 no mercado brasileiro.

A novidade do N95 é a expansão para 8 GB de armazenamento e maior vida útil da bateria. O aparelho tem câmera de 5 megapixels e GPS embutido. A tela apresenta uma pequena diferença de tamanho.

O N95 8 GB dá suporte a Wi-Fi e permite conexão direta à TV para exibir filmes. O modelo utiliza o sistema operacional Symbian. O celular já está à venda, por 2.320 reais.

O N78 possui câmera de 3,2 megapixels, com lentes Carl Zeiss e flash. Além disso, tem conectividade HSDPA e Wi-Fi. A versão que chega ao mercado brasileiro em agosto utiliza as frequências de 850/900/1800/1900 Mhz para 3G.

Isso significa, na prática, que o aparelho só deve funcionar na rede 3G da operadora Claro, de acordo com Fiore Mangone, gerente de software e serviços da Nokia no Brasil. A Tim, por exemplo, usa a frequência de 2.100 MHz na sua rede 3G, mas também tem algumas redes pelo Brasil em 850 MHz, como Curitiba.

O N78 e o N95 8 GB vêm com a plataforma de games N-Gage instalada. Usuários brasileiros já podem usar o serviço, ainda em inglês, para comprar jogos com cartão de crédito internacional. Os games custam entre 10 e 15 dólares, e o N-Gage ganha versão em português até o fim do ano

A Nokia também anunciou a chegada oficial do software Nokia Mapas 2.0 em português. O aplicativo para celulares da marca (com GPS ou não) conta com planejamento de rotas de carro ou a pé, pontos de interesse e até a opção de ver imagens de satélite do local desejado.

A Nokia oferece a possibilidade de pagar por serviços adicionais no Mapas 2.0, como guias de cidades em todo o mundo (22 reais, em média, por cidade) e navegação por voz (25 reais para um mês, 65 reais por três meses e 180 reais para uso por um ano).

Novos aparelhos com GPS integrado, como o N78 e o N95 8 GB, virão com seis meses de navegação por voz gratuita. Segundo Mangone, a compania pretende lançar em breve um recurso de informações de trânsito em tempo real para o mercado brasileiro

Nokia lança seu celular mais barato

Aparelho 1280 tem bateria com autonomia para 8,5 horas de conversação e custará 30 dólares.

A fabricante de telefones móveis Nokia anunciou  o celular 1280, modelo desenvolvido para mercados emergentes, com custo de 30 dólares. Segundo a empresa, o aparelho será lançado no início de 2010.

A Nokia afirmou em seu blog que o aparelho é o mais barato da empresa, custando 20% a menos do que seu predecessor, o 1202. A companhia também informou que não está longe de desenvolver um celular de 5 euros (8 dólares).

O 1280 oferece tempo de conversação de até 8,5 horas, 30 minutos a menos em relação ao 1202, e uma lanterna.

Apesar da vida útil de bateria menor, o 1280 armazena mais contatos: 500, ante os 200 do modelo anterior. O aparelho também conta com rádio FM, com entrada de fone padrão de 3,5 milímetros.

Existem diferenças entre os mercados desenvolvidos e emergentes que podem explicar o desenvolvimento de um produto como  o 1280.

Nos Estados Unidos, a receita mensal média por usuário foi de cerca de 51 dólares no ano passado, enquanto  na Índia o valor chegou a 6,4 dólares, segundo dados da consultoria IE Market Research e Research and Markets.

Essas taxas não permitem que operadoras indianas subsidiem smartphones caros. Os clientes precisam pagar  pelo valor integral do  celular.

É por isso que, em um país no qual a renda per capita anual é de cerca de 805 dólares, aparelhos como o 1280 podem ter espaço.

A Nokia também anunciou outros quatro modelos para mercados emergentes: 1616, 1800, 2200 slide e 2690. O 1616 traz tela colorida e custa sete dólares a mais do que o 1280. O 2220 slide adiciona suporte para e-mail, utilizando o sistema da empresa Ovi Mail, e custa 66 dólares.

Dos cinco novos modelos, o 2220 será o primeiro a ser lançado, até o final de 2009

Nokia anuncia N97 mini e novos telefones musicais

Além de versão compacta do N97, empresa apresentou o X6, celular voltado para música com 32 GB de memória e tela sensível ao toque.

A Nokia anunciou nesta quarta-feira (2/9) uma versão menor do N97, um de seus smartphones mais avançados até o momento, que vem com tela sensível ao toque e teclado deslizante.  A companhia anunciou também o X6, celular voltado para música com tela sensível ao toque e memória de 32 gigabytes GB para armazenar canções.

O N97 será lançado em outubro e será vendido por 450 euros, sem subsídios. Por ser menor, entretanto, o telefone tem memória e tela menor: 8 GB e tela de 3,2 polegadas (contra 32 GB e tela de 3,5 polegadas do N97).

A Nokia recebeu recentemente várias críticas por causa do seu portfólio de smartphones, mas agora a companhia está partindo para o ataque, segundo afirmou Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da companhia, durante sua apresentação   

Já o X6 tem a missão de se tornar o principal telefone musical da Nokia nos próximos meses. Ele também será vendido por 450 euros, sem subsídios. Quem comprar o aparelho também assina o pacote "Comes With Music" da companhia, que dá direito a baixar músicas de graça pelo período de um ano. O aparelho tem ainda câmera de 5 megapixels e tela de 3,2 polegadas, GPS e acesso à internet via Wi-Fi ou HSDPA.

Já o X3 é um pouco menor e será vendido por 115 euros, sem subsídio. O aparelho tem rádio FM, câmera de 3,2 megapixels e memória interna de 16 GB. A previsão é de que chegue ao mercado no último trimestre deste ano.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip