Cyanogen pretende transformar o Android em um sistema realmente livre do Google




Você está satisfeito com o Android fornecido pela Google? Muitos usuários mesmo possuindo algum Nexus ou menos Motorola acabam partindo para o universo alternativo que tem a CyanogenMod como a principal estrela. Mas por que deixar o sistema oficial e se arriscar em ROMs customizadas?

A Google sempre alegou que o Android é um sistema de código aberto, mas a cada edição a mesma cria ainda mais amarras em volta do robozinho que o impede que ele “fuja de casa”. É aí que está a preocupação da Cyanogen. A empresa por traz da famosa CM ROM alega que o sistema poderia ser muito mais do que ele é realmente, e com o recente investimento de U$ 80 milhões da Qualcomm, Telefónica, entre outras, Kirt McMaster, CEO da Cyanogen, alegou que pretende “colocar uma bala na cabeça da Google”.

Se tal frase tivesse sito dita há algum tempo, a mesma não teria o menor impacto no segmento. Mas ao receber uma munição de U$ 80 mil, a Cyanogen acaba de realizar uma ameaça para a gigante de Mountain View. De acordo com McMaster, a fabricante Blu, com sede em Miami, deverá produzir o primeiro smartphone com um novo sistema Android mais livre da Google. Ele virá com a Amazon AppsStore no lugar da Google Play Store, Nokia HERE ao invés do Google Maps, navegador Opera em vez do Chrome, OneDrive e Dropbox para armazenamento em nuvem e o Spotify para substituir o Play Música. Quer mais independência? O Google Now também será cortado do novo sistema entrando a Cortana, que em breve será lançada para o Android. Claro, não podemos esquecer do sistema de buscas da Google que dará lugar ao Bing. Com isso, só resta uma dúvida: e o YouTube, quem tomará o lugar dele neste novo Android? A Cyanogen afirma, que pelo menos por enquanto, não haverá um app dedicado, mas os usuários poderão acessar os vídeos pelo navegador Opera.

Neste momento, 50 milhões de pessoas usam a ROM CM em seus aparelhos. Com o investimento feito, a companhia espera que esse número cresça e chegue à casa dos bilhões. Com um sistema mais independente, com aplicativos e serviços próprios, sem falar de um hardware totalmente exclusivo, a bala a ser disparada pela Cyanogen contra a Google poderá fazer um grande estrago. Podemos estar diante da morte do Android como o conhecemos atualmente? Talvez ainda seja cedo para pensarmos em uma resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip