Fabricantes de PCs terão dificuldade para vender smartphones

De acordo com a consultoria Gartner, fornecedores de computadores dificilmente conquistarão mais de 2% deste mercado nos próximos 3 anos.
Os fabricantes de PCs estão de olho no mercado crescente de smartphones para compensar as perdas nas vendas de computadores. No entanto, de acordo com a consultoria Gartner, o grupo mantém menos de 1% desse mercado atualmente e dificilmente vai ultrapassar 2% nos próximos 3 anos.

Segundo o Gartner, o mercado vai ser importante para os fabricantes de computadores. Hoje, os smartphones correspondem a 14% da venda mundial de aparelhos celulares, mas a expecativa é de que esse número chegue a 37% até 2012. Até lá, a receita proveniente da venda dos aparelhos deverá chegar a 191 milhões de dólares, ultrapassando o montante que vem do mercado de PCs portáteis, que deve ficar em 152 milhões de dólares em 2012.

O mercado de smartphones promete bons resultados no desfecho do ano. Até o final de 2009, o crescimento será de 29%, alcançado 180 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Para a analista de pesquisas da Gartner, Roberta Cozza, grandes desafios vão se impor diante dos fornecedores de PCs, porque o mercado de smartphones é muito diferente do de PCs. Não é possível, por exemplo, manter a mesma cadeia de suprimentos. Além disso, é necessário se adaptar a um cenário no qual as operadoras de telefonia controlam os canais de distribuição.

Entender o mercado consumidor também é essencial para ter sucesso na área. Os fabricantes de computadores têm lançamentos baseados na plataforma Windows Mobile, buscando levar soluções para as empresas. Mas consumidores demandam design especial e diversidade de software e hardware. E é justamente o apelo para consumidores que acaba definindo a penetração dos modelos no mercado corporativo.
. Deus é Fiel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip