Google I/O começa amanhã com muita novidade

São grandes também os rumores de apresentação de modelos de relógios inteligentes baseados no Google Wear

A Google I/O, conferencia anual para desenvolvedores, começa amanhã em meio a especulações de que uma nova versão do sistema operacional Android será anunciada. Talvez aquela mais integrada ao Google Chrome OS.

Outra grande expectativa gira em torno do lançamento de smartwatches baseados no sistema operacional Google Wear, lançado em março. Tanto a Google e quanto outras empresas como a LG devem ter novidades.

A palestra de abertura começa às 09:00 PT (12:00 ET), em San Francisco, com transmissão online, ao vivo. As sessões programadas para o evento, todas relação direta com o tema da conferência "Projetar, desenvolver e distribuir", e também serão transmitidas ao vivo.

Esse tema geral indica um forte foco em funcionalidade multi-plataforma, embora a agenda da conferência também prometa discussão sobre muitas tecnologias de ponta.

Várias reportagens citando fontes não identificadas afirmam que o Quantum Paper será uma das estrelas do evento.

Depois do lançamento do Fire Phone, da Amazon, uma das sessões ao vivo mais esperada está marcada para quinta-feira às 09:00. PT, quando os engenheiros do Google vão falar sobre várias iniciativas, incluindo Projeto Tango, para construção de smartphones e tablets que incorporam movimento 3D e recursos de detecção de profundidade.

Um dos componentes do projeto é um smartphone Android com tela de 5” feito sob medida para a Nasa, capaz de algo especial: rastrear sua posição absoluta e orientação mais de 250 mil vezes por segundo, ao mesmo tempo em que gera um mapa tridimensional de qualquer coisa para a qual esteja apontado.

Provável atualização do Android - Quanto ao Android, parece ser o momento certo para uma atualização. O Android 4.4, KitKat, foi lançado em outubro passado e muitos analistas esperam uma versão 5.0 do Android (a ser chamada de Lollipop, ou possivelmente Licorice). Várias outras versões do Android foram anunciadas em intervalos de cinco a oito meses entre elas.

Outros relatos, no entanto, indicam Google vai lançar Android 4.5, não 5.0.

O momento também é bom para algum tipo de integração Chrome no Android.

No início de 2013, o Google colocou o Android também sob responsabilidade do chefe da divisão Chrome, Sundar Pichai. Em maio ele disse que o Google iria continuar a abraçar ambos os sistemas operacionais separadamente, acrescentando: "Mas isso pode mudar em um ou dois anos a partir de agora ...."

Por outro lado, o presidente executivo do Google, Eric Schmidt, disse em março 2013, que os dois sistemas operacionais permaneceria separado "por muito, muito tempo."

Uma maneira pela qual o Android e o Chrome poderiam se aproximar seria através do uso de HTML5 na construção de aplicativos baseados na web para rodar em ambas as plataformas.

Smartwatches no Google I/O - É grande a especulação também sobre o lançamento de um smartwatch Google. O mais provável é que fabricantes como a LG mostrem seus modelos de relógio inteligente usando o Google Wear. Dispositivos da Fossil e HTC podem surgir.

Melhorias de segurança para o Android - Quatro analistas que ouvi disseram que o Google precisa investir em recursos que tornem o Android mais seguro, especialmente para uso empresarial.

A Samsung já construiu seu próprio conjunto de ferramentas, chamado Knox, destinado a ajudar os gerentes de TI a lidar com BYOD. Então por que não a própria Google retomar questões de segurança mais diretamente?

"A segurança tem sido um problema sério para a plataforma Android e isso tem de ser resolvido antes de o Android passar a ser proibido pelas empresas", disse Rob Enderle, analista do Enderle Group.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip