Chinesas na mira? Google sugere que pode cobrar Huawei, Xiaomi e outras pelo uso do Android



Nem só Donald Trump pode incomodar as fabricantes chinesas ao longo de 2019.

Sabemos que a guerra comercial entre Estados Unidos e China está longe de acabar, e a Huawei está saindo especialmente prejudicada de 2018, apesar de ter batido um recorde de vendas.

Agora, a gigante de buscas usou a conta oficial do Android no Twitter, que é seguida por mais de dez milhões de usuários, para anunciar que deve começar a cobrar as fabricantes ZTE, Huawei, Xiaomi e outras pelo uso do sistema de código aberto. O "aviso" foi rapidamente apagado. Mas lembra quando dissemos que a conta é acompanhada por dez milhões de pessoas? Pois é.

Essa postagem veio logo após um tweet celebrativo pelos dez anos do Android, comemorados ao longo de 2018, e fez pouca sintonia com os outros conteúdos publicados pelo SO na rede social. É o tipo de mensagem que não parece que ganhará destaque público pela voz da própria companhia, mas sim que será observado pelos bastidores e reportado pelo mercado posteriormente.


Enquanto segue-se nessa incógnita, é bom lembrar que em 2018 a Google sofreu um duro golpe nas suas contas, desembolsando quase R$ 20 bilhões após perder um processo na União Européia acusada de não deixar o sistema de código aberto ser competitivo, abarcando suas ferramentas nativamente.


Chegou-se a cogitar que ela passaria a cobrar para permitir que as fabricantes personalizassem o SO para darem suas caras, mas esse foi um rumor que não se concretizou. O que aconteceu por lá foi que as companhias passaram a ter o direito de tirar ferramentas dela do sistema. Mas para isso precisam pagar uma taxa de licença. A mesma não é cobrada se forem mantidos o buscador dela e o Chrome.

A alegação da companhia é de que essa é uma forma dela financiar o desenvolvimento do Android, que possui um alto custo. E ao mesmo tempo seguir distribuindo o mesmo gratuitamente. Uma decisão de cobrar as fabricantes chinesas possivelmente seria justificada com esses mesmos argumentos.

E você, acredita que a Google passará a cobrar Huawei, Xiaomi e outras pelos direitos de uso do SO? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip