A falta de atualizações nos smartphones com Android é culpa da Google ou das fabricantes?

Android



O Android, sistema operacional da Google, é o software mais usado no mundo quando o assunto é smartphones. Diversas fabricantes lançam aparelhos com a ferramenta inclusa, o que dá aos consumidoresdiversas opções de dispositivos no mercado na hora de adquirir um novo aparelho. Apesar da sua popularidade, o Android possui umgrande defeito, que é a falta de atualizações para seus gadgets. Mas de quem é a culpa, da Google ou das fabricantes?

Recentemente foi anunciado que o Galaxy S3, da Samsung, não receberá a atualização para a última versão do sistema, o Kit Kat 4.4.2. A notícia deixou muitos usuários que possuem o aparelhochateados, e caso queiram utilizar a versão, será preciso trocar o aparelho ou fazer root em seu S3, e a maioria dos usuários não está familiarizado com esse recurso, que pode trazer sérios problemas para o smartphone.

O Galaxy S3 é só um exemplo de aparelho que não recebe atualizações a partir de uma certa idade. O problema é que a Google só obriga as fabricantes a manterem seus gadgets atualizados por 18 meses, e isso faz com que as empresas tornem seus aparelhos obsoletos após esse período.

Outro problema sobre as atualizações do Android é sua demora para chegar até o consumidor. As fabricantes não são perfeitas, mas elas disponibilizam o update para alguns de seus aparelhos, geralmente ostops de linha. A questão é que essa atualização demora muito para ser disponibilizada, o que também deixa os consumidores chateados.

Para quem não quer passar por isso, a Google oferece a linha Nexus, que é equipada com o Android Puro e recebe as atualizações no momento em que são lançadas. Mesmo assim, a linha Nexus tambémdeixa de dar suporte para seus aparelhos em pouco tempo. Se compararmos com a Apple que, por exemplo, disponibilizou o iOS 7para o iPhone 4, lançado em 2010, a Google poderia melhorar seu serviço de suporte aos aparelhos mais antigos.

Como podemos ver, as fabricantes e a Google possuem falhas nesse quesito. Talvez, se as empresas e a gigante das buscas melhorassem asintonia entre elas, esse problema poderia ser sanado, ou ao menosdiminuído. E você, leitor, o que acha sobre o assunto? Deixe sua opinião em nossos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip

Vendas de smartwatches crescem quase 50% graças à Apple e Samsung

Anatel- lei sobre telemarketing