Google deixa Android mais seguro com novas medidas contra malwares


 Os usuários do Android agora têm mais uma camada de segurança anti-malware. Tendo em vista o alto número de aplicativos maliciosos no Play, o Google lançou um novo filtro – que identifica e bloqueia potenciais ameaças, além de monitorar apps continuamente.


Verificação de apps está mais potente (Foto: Divulgação/Google)

O recurso segue os moldes da verificação de aplicativos que todo aparelho com Android oferece ao usuário quando ele tenta instalar programas diretamente do arquivo “.apk”, de alguma origem diferente da loja oficial do Google Play. É o Verify Apps.

Qual é o seu Antivirus? Comente no Fórum do TechTudo

Agora, esta verificação também será feita com apps baixados no Play e não ficará restrita à instalação. O sistema realiza uma espécie de varredura no arquivo antes de ele ser instalado, e só então libera, de fato, a instalação. Mas isso sequer aparece para o usuário.

Só quando houver algum problema identificado pelo Android, que aí sim emite o alerta, pedindo que o usuário certifique-se de que o aplicativo é mesmo confiável. Depois da instalação, ele continuará monitorando a atividade do app e poderá emitir alertas.

Segundo o Google, a ideia é mesmo proteger as pessoas de conteúdo malicioso. Mas a empresa diz que, no ano passado, de todas as instalações de apps, cerca de 4 bilhões usaram o sistema e só 0,18% aconteceram após um aviso de possível malware.
Para ativar o Verify Apps, que deve ser padrão no Android, o usuário deve procurar esta opção na sua aba de Segurança do Dispositivo nas configurações. Em português, ela é identificada como Verificar Aplicativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip

Anatel- lei sobre telemarketing

Vendas de smartwatches crescem quase 50% graças à Apple e Samsung