COMO INSTALAR O ANDROID NOUGAT NO MOTO G 2013

Os Moto G são bastante populares no Brasil, com muitos usuários usando as diferentes versões do aparelho. Os usuários dos modelos mais recentes tem certa segurança em saber que seus dispositivos seria levados para a versão mais recente do SO, enquanto os modelos mais antigos ficam estagnados. Felizmente, podemos dar uma sobrevida justa aos modelos mais antigos através das ROMs customizadas. Acesse o tópico "Moto G 2013"e aprenda a instalar o Android Nougat no dispositivo manualmente.
VERSÕES DO ANDROID

5.0

5.0.2

5.1

6.0

7.0

MOTOROLA MOTO G 2013 

Sim 

Sim 

Sim 

Não 

Não/extraoficial


MOTO G 4G 

Sim 

Não 

Sim 

Não 

Não


MOTOROLA MOTO G 2014 

Sim 

Sim 

Sim 

Sim 

Não


MOTOROLA MOTO G 2015 

Não 

Não 

Sim 

Sim 

Não/extraoficial


MOTOROLA MOTO G EDIÇÃO TURBO 

Não 

Não 

Sim 

Sim 

Não


MOTO G4 




Sim 

Sim


MOTO G4 PLUS 




Sim 

Sim


MOTO G4 PLAY 




Sim 

Sim


Escolha o Moto G do seu interesse:

Moto G4 / Moto G4 Plus / Moto G4 Play - Atualização para Android Nougat

A linha Moto G4, composta pelos aparelhos Moto G4 , Moto G4 Plus e Moto G4 Play, já sai de fábrica rodando o Android 6.0 Marshmallow. Contudo, a Lenovo já havia prometido a atualização dos aparelhos da linha tanto para o Android Nougat quanto para o sucessor, o Android O.

Agora, de acordo com um dos leitores do AndroidPIT, a Lenovo/Motorola já começou a enviar o versão de teste soak para os usuários cadastrados no seu programa de atualização no Brasil. A Motorola divulgou, recentemente, a lista de dispositivos confirmados para receber o Android Nougat, e confirmou que tanto a série Moto Z quanto a Moto G de 4ª geração receberiam a atualização ainda no último trimestre deste ano.

Assim, o início do soak test para o Moto G4 Plus não é uma novidade e já estava mais do que na hora de começar. Como podemos ver, a atualização irá ocupar cerca de 953,4MB. Ainda não confirmamos com outros membros do programa de atualização da Motorola se este teste já está disponível para o Moto G4 e o Moto G4 Play. Abaixo, você confere o hands-on do aparelho com o novo sistema:
Este é o Moto G4 Plus rodando com o Android Nougat

Soak test para o Moto G4 Plus inicia no Brasil 

O Moto G Edição Turbo recebeu recentemente um update de segurança para o sistema. Para quem não sabe, o Google libera todo mês um pacote com correção de erros que elimina possíveis brechas de segurança do sistema. A versão recebida pelo Moto G Turbo é referente ao mês de janeiro de 2016, entregue aos proprietários do modelo no dia 11 de fevereiro.

O que existe de novo

A última atualização que chegou ao moto G Edição Turbo traz melhorias de estabilidade e elimina brechas de segurança do Android 6.0 Marshmallow.

Moto G Edição Turbo

Moto G 2015
Atualização do Moto G 2015 para Android 7.0 Nougat

Apesar de ser quase impossível para o Moto G de terceira geração receber o Android Nougat oficialmente, os desenvolvedores da XDA vêm trabalhando para levar a atualização para o máximo de dispositivos possíveis e o Moto G 2015 foi um dos primeiros a recebê-la.

A ROM, traz uma mescla do código aberto do Google (AOSP) com outros recursos. O responsável pelo desenvolvimento incluiu até o "modo noturno", que torna a visualização do conteúdo no escuro mais fácil. Esta ROM ainda está em fase de testes, mas algumas de suas funções já estão ativas, como: SMS, conexão Wi-Fi, câmera, chamadas, Bluetooth e navegação na internet.

Algumas funções ainda estão instáveis e a ROM não é compatível com o modelo dual-SIM do dispositivo. Para testar o Android Nougat no Moto G 2015 basta baixar a ROM aqui.
Atualização do Moto G 2015 para Android 6.0.1 Marshmallow

Depois do Android 6.0.1 Marshmallow chegar para o Moto X Play, agora é a vez do Moto G 2015 receber o update. O novo número da versão passa para v24.61.55 e ocupa 371.4MB. Logo, lembre-se de fazer o download do pacote apenas no wi-fi quando a atualização OTA (over-the-air) chegar.

O que existe de novo

Depois do update, os proprietários do aparelho contarão com o suporte para o Unicode 8.0 que oferece um número maior de emojis e um novo som de câmera na hora da captura de imagens. Além disso, há várias correções de bugs e melhorias na estabilidade do sistema, bem como o update do patch de segurança referente a março de 2016.
Atualização do Moto G 2015 para Android 6.0 Marshmallow

A última atualização que chegou ao Moto G 2015 no Brasil foi para a versão final do Android 6.0, após um breve período que o modelo passou em soak test. Os proprietários do aparelho começaram a receber o novo firmware no dia 5 de janeiro via OTA, com o tamanho de aproximadamente 451 MB.
O que existe de novo

De acordo com a Motorola, todas as características visuais e funções do Android 6.0 Marshmallow foram mantidas no Moto G 2015, incluindo o Modo Doze e o novo sistema de gerenciamento de permissões para aplicativos. 

Atualização do Moto G 2015 para o Android 6.0 Marshmallow.

O Moto G 2014 foi um dos dispositivos da Motorola que recebeu o Marshmallow durante o primeiro bimestre do ano. O último update do aparelho foi para o Android 6.0 Marshmallow, que chegou aos proprietários do modelo no dia 10 de fevereiro deste ano. O software pesa cerca de 471 MB e está disponível via OTA para download.
O que existe de novo

O update traz funções características do Marshmallow, como o Modo Doze de economia de bateria, as permissões de aplicativos e melhor gerenciamento de memória. 

O Moto G 2014 já recebeu o Android 6.0 Marshmallow 
Moto G 4G - Atualização para Android 5.1 Lollipop

Lançado em 2013, o Moto G 4G é a versão com conectividade LTE do Moto G 2013. Assim como seu predecessor, a última versão oficial que este dispositivo recebeu foi o Android 5.1 Lollipop. O update foi disponibilizado via OTA durante o mês de abril do ano passado.
Marshmallow só instalando a CM13

As ROMs alternativas estão aí para oferecer suporte aos dispositivos que já não recebem updates oficiais pelos seus fabricantes. Você pode seguir o tutorial que preparamos com a instalação da CyanogenMod para o Moto G 2013, contudo, a ROM do Moto G 4G é o arquivo que está hospedado neste link.

A atualização do Moto G 4G para Android 5.1 Lollipop. 
Moto G 2013
Moto G 2013 - Atualização para Android 7.0 Nougat

Sabemos que o Moto G 2013 está descartado de qualquer cronograma da Lenovo/Motorola, certo? Portanto, a única maneira de conseguir levar o dispositivo para a mais recente versão do SO é por meio de ROMs customizadas. A CyanogenMod 14 desenvolvida para o modelo já está disponível e roda sem problemas no aparelho. O tutorial requer conhecimentos básicos de root, mas iremos ensinar o pessoa-passo da instalação para vocês.
CyanogenMod 14 com Android Nougat para o Moto G 2013

A atualização para o Moto G 2013 chega pelas mãos do XDA Developers, sob a CM14. Obviamente, não se trata de uma versão oficial da nova atualização do Android. Contudo, ainda é uma ótima notícia para os proprietários que já perdiam as esperanças de ter o Android Nougat rodando em seu dispositivo.

A instalação irá apagar todo o conteúdo do dispositivo, portanto, recomendamos que você faça o backup de suas informações previamente. Para desbloquear o Bootloader do aparelho, precisaremos antes do ADB e Fastboot instalados num computador com Windows. Ative também a depuração USB do dispositivo indo até o menu do desenvolvedor. Todos os arquivos para download e o tutorial dessa parte estão aqui:
ADB: drivers, ferramentas, comandos e mensagens de erro

Após a instalação anterior, precisará ser feito o desbloqueio do Bootloader. A Camila Rinaldi revisou este processo na última semana, portanto, acesse o artigo abaixo para fazer o desbloqueio:
Como desbloquear o bootloader e fazer o root do Moto G

O TWRP permitirá que a ROM seja instalada no dispositivo. Acesse esse link para baixar o arquivo referente ao seu modelo. Após a instalação, reinicie o dispositivo em modo de recuperação e instale a CM14 para Moto G 2013. Para isso, basta salvar o arquivo em .zip baixado na raiz interna do armazenamento. Antes da instalação, lembre-se de fazer um "wipe data" e um "wipe cache" para que a partição do atual sistema seja formatada.
Tudo o que você sempre quis saber sobre root no Android

Moto G 2013 rodando com a CM 14 
Moto G 2013 - Atualização para Android 5.1 Lollipop


O Moto G 2013 é o dispositivo mais antigo da série, chegou com Android Jelly Bean e encerrou seu ciclo de updates no Android 5.1 Lollipop. Este update chegou para o sistema durante o primeiro semestre de 2015 e, desde então, nenhuma outra atualização foi distribuída para o Moto G 2013. Um novo pacote de segurança, entretanto, chegou ao aparelho.
Pacotes de segurança de março

De acordo com o nosso leitor, João Baptista Paço, o Moto G recebeu um pacote de segurança do Android. Esta atualização apresenta importantes melhorias na segurança do sistema do aparelho. 

O update inclui as atualizações de correções de segurança do Android até 1º de março de 2016. Logo, se você recebeu este update, baixe imediatamente para proteger os seus dados.

Os pacotes de segurança do Android de março estão chegando para o Moto G 

Quando o update OTA chega para o seu Moto G

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o update oficial começou a ser liberado em primeiro lugar para modelos rodando com o software de varejo. Para conferir se o seu dispositivo pode receber o update, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip