Sete passos para comprar um notebook




Um computador portátil, conhecido como notebook ou laptop, hoje, deixou de ser um supérfluo para se transformar num aparelho essencial. Ele não serve mais só para algumas profissões, mas para praticamente todas, fora a grande utilidade como ferramenta de entretenimento. Mas na hora de escolher qual o melhor notebook, algumas dúvidas podem surgir. Saiba com o que se preocupar e pense nos componentes que serão realmente úteis para você.

1° Processador
É importante você ter em mente as suas necessidades antes de pensar no processador. Considere que ele nada mais é que o cérebro da sua máquina.

Se você é um usuário médio, que utiliza a internet e programas de mensagens instantâneas, vídeo, áudio e programas de escritórios ou estudos, não precisa se preocupar com um processador além daqueles que os notebooks já trazem.

Mas se você gosta de jogos pesados ou usa softwares gráficos, considere os processadores mais poderosos. Eles serão mais rápidos para sua máquina e, consequentemente, mais pesados no seu bolso.

2° Memória RAM
Neste caso deve-se considerar a sua quantidade. O mínimo que se exige, para rodar sistemas operacionais, é 1 GB de RAM, mas atualmente a maioria dos notebooks já vem com 2 GB. Para rodar jogos e softwares mais pesados é melhor considerar 4 GB de memória RAM. A memória RAM também costuma ser padronizada, dividida em dois principais padrões: DDR2 e DDR3. O DDR2 com 800MHZ costuma ser o mais comercializado e suficiente para os padrões gerais.

Clique aqui para ver ofertas de notebooks

3° Disco Rígido (HD)
Ao considerar o HD, além da capacidade, pesquise também a rotação dos discos, medida em RPM. Boa parte dos notebooks já vem com IDE ou SATA 5.400 RPM, pois ajuda na economia de energia. Porém, é possível encontrar outro tipo de interface, chamada SCSI, que pode vir com rotações de 10.000 RPM e 15.000 RPM.

4° Drives
Prático para instalações, ouvir CDs e assistir DVDs, o necessário neste passo é saber do que você exatamente precisa ou deseja do seu drive. O CD-ROM reproduz apenas CDs, enquanto o CD-RW reproduz e grava CDs e CD-RW. Um pouco mais completo, o CD-RW + DVD-R lê CD, CD-ROM e DVD, além de gravar CDs. Mas se você busca o drive mais completo que há no mercado, a melhor opção é adquirir um Drive DVD-RW, pois ele lê e grava CDs e DVDs.

5° Monitores de vídeo

- Tamanho da tela:
Os notebooks mais comuns apresentam telas de 15 polegadas. Existem outros, com telas maiores e menores. Mas pense que quanto maior o tamanho da tela, menor será sua mobilidade com ele, caso sua intenção seja andar com o notebook para cima e para baixo.

- Resolução da tela:
1024 x 768 - É o mínimo e serve perfeitamente para o usuário padrão de internet.

1280 x 800 - Necessário para jogos pesados e multimídia.

6° Placa de Vídeo
Basicamente, a placa de vídeo é o que faz as imagens aparecerem no monitor. Porém, para a maioria das pessoas, as placas de vídeos que acompanham as placas mães fazem bem o serviço para o usuário comum. Já as placas offboard costumam ser úteis para profissionais gráficos, principalmente aqueles que trabalham com 3D, e jogadores de games pesados.

7° Portas e conexões
A maioria dos notebooks já vem com o mínimo necessário:

- 2 portas USB 2.0

- Conector VGA

- Conector para microfone

- Conector para fones de ouvido

- Porta de expansão (PCMCIA/PC Card),

- Rede local

- Rede sem fio

Mais que isso, como S-Video, DVI, saídas de vídeo digital, leitores de cartões de memória, bluetooth e etc, apenas se forem necessários. Essas opções encarecem o produto e muitas vezes ficam sem uso.

As dicas anteriores servem como pontos que você deve ter em mente antes de comprar um notebook. Pesquise e saiba o que você realmente precisa, assim você não correrá o risco de pagar mais por um produto do qual não usufruirá de todos os atributos e nem adquirirá algo que não suprirá suas expectativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip